Powered By Blogger

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Os Morros de Porto Alegre : em livro e no rádio

O Cidadania Ambiental desta terça-feira apresentará entrevista ao vivo com o Biólogo Robberson Bernal Setubal, coordenador-geral do livro Campos dos Morros de Porto Alegre.

A obra será lançada na próxima semana (14/11) na 57ª Feira do Livro e foi produzida por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo sido organizado pela equipe do Laboratório de Estudos de Vegetação Campestre do Departamento de Botânica da UFRGS sob orientação da profª. Ilsi Iob Boldrini.

Cidadania Ambiental iniciará às 20 horas desta terça-feira (8/11) na Rádio Ipanema Comunitária FM 87,9 FM, com retransmissão no próximo sábado, (12/11) a partir do meio-dia. Apresentação: Jornalista João Batista Aguiar. Na mesa de som, Lothar Gutierrez.

A Rádio pode ser escutada na frequência FM, em sinal aberto, no bairro Ipanema e imediações, na Zona Sul de Porto Alegre, ou via INTERNET pelo endereço www.ipanemacomunitaria.com.br. Após a transmissão, os programas do Cidadania são colocados no site à disposição dos interessados.

Veja abaixo texto do pesquisador incluído no site www.econsciencia.org.br.

Campos dos Morros de Porto Alegre é um livro resultado de um projeto realizado pela ONG Igré Associação Sócio-Ambientalista através de apoio financeiro do Fundo Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Alegre. Foi produzido por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, tendo sido organizado pela equipe do Laboratório de Estudos de Vegetação Campestre do Departamento de Botânica da UFRGS sob orientação da profª. Ilsi Iob Boldrini.

A obra de 256 páginas é um trabalho de pesquisa que explora as belezas da flora campestre e ressignica a idéia sobre estes ecossistemas naturais quanto ao seu conhecimento, importância e necessidade de conservação. A primeira parte apresenta um resumo sobre a geologia, geomorfologia, solos e o clima atuantes nestes morros, além da sua influência na urbanização da cidade. Na segunda parte são abordados conceitos sobre a flora, ecologia e conservação dos campos, além dos serviços ambientais prestados por estes ecossistemas à população.

Na terceira parte encontra-se um guia ilustrado para a identificação de 107 espécies campestres. Foram selecionadas espécies comuns e de fácil observação, algumas determinantes na fisionomia de diferentes comunidades campestres, além de espécies raras e ameaçadas de extinção, enfatizando a riqueza da flora local. Ao final do livro é apresentada uma lista de 737 espécies já registradas em diferentes estudos e que compõe a flora campestre dos morros de Porto Alegre.

As mais de 300 fotografias que ilustram a obra foram realizadas pelo fotógrafo Adriano Becker e a produção de arte é assinada pela designer Kelly Rhein Gerevini. A Coordenação Geral do projeto foi realizado pelo biólogo Robberson B. Setubal.

A tiragem de 1000 cópias terá distribuição gratuita sendo voltada para técnicos, professores e alunos de escolas e universidades, além de bibliotecas e o público interessado. Dentre as atividades de lançamento estão previstas uma palestra (15:30-16h - Sala Leste Santander Cultural) e sessão de autografos (16:30; Praça de Autografos) no dia 14/11 durante a 57º Feira do Livro de Porto Alegre (2011). Além disso, será realizado um curso de formação voltado para técnicos da SMAM e oficinas em escolas públicas da rede estadual e municipal próximas aos locais com maiores remanescentes de campos nativos dos morros de Porto Alegre.

*****************************

FONTE : Cidadania Ambiental e Robberson B. Setubal, e-mail recebido em 8/11/2011.

Nenhum comentário: