Powered By Blogger

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Projeto forma professores para tratar do tema sustentabilidade em salas de aulas

Projeto EcoAtivos, que propõe reflexões a educadores sobre sustentabilidade e consumo consciente, realiza formações em São Paulo. Criar uma cultura de sustentabilidade local e incentivar a liderança socioambiental de estudantes é o objetivo do EcoAtivos, iniciativa do programa Criança e Consumo, do Instituto Alana. O projeto busca conscientizar e ampliar o conhecimento de professores, gestores e comunidade escolar para a adoção de hábitos e atitudes mais sustentáveis, e tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de ações com foco no consumo responsável e no protagonismo dos estudantes.
Neste mês, o EcoAtivos realiza formações presenciais em São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As 350 vagas, divididas em seis turmas, são voltadas para diretores e coordenadores pedagógicos de Educação Básica das escolas de ensino fundamental. Em seguida, os participantes passarão por formação online e, depois, realizam de projetos em suas escolas, com crianças e comunidade.
O EcoAtivos surge da participação, em 2015, do Criança e Consumo no edital do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), ligado ao Programa de Estilos de Vida e Educação Sustentáveis, com o propósito de fortalecer a comunidade escolar para o despertar de uma nova cultura de sustentabilidade regional, a partir de temas relacionados ao consumo sustentável, ao meio ambiente e às mudanças climáticas.
“O projeto estimula estilos de vida saudáveis e sustentáveis, incentivando crianças a se tornarem agentes de transformação. As formações pretendem impactar professores e coordenadores pedagógicos, apoiando-os com conhecimento e metodologias participativas que tragam oportunidades de disseminação dessas boas práticas”, diz Mônica Borba, coordenadora geral e pedagógica do EcoAtivos.
Para Ekaterine Karageorgiadis, coordenadora do Criança e Consumo, a problemática ambiental está relacionada a diversos fatores, inclusive o estímulo ao consumismo desde a infância. “O EcoAtivos, em parceria com as secretarias de educação estaduais e municipais que receberão o projeto, busca sensibilizar toda a comunidade escolar para o impacto e consequências do consumismo para o meio ambiente, bem como apontar soluções por meio de políticas públicas e ação comunitária”.(#Envolverde)

Nenhum comentário: