Powered By Blogger

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

GUERRA PELA ÁGUA NO XINGU



James,
Os Juruna, indígenas da Volta Grande do Xingu, diretamente impactados por Belo Monte, estão encarando uma verdadeira guerra pela água!
A luta é contra a diminuição da vazão do rio Xingu por conta da operação máxima da Usina de Belo Monte - justamente no momento em que a mineradora canadense Belo Sun tenta se instalar na região.
A Volta Grande do Xingu, palco desta guerra, tem aproximadamente 100km de extensão, é o lar dos Juruna, de centenas de famílias ribeirinhas, e tem uma biodiversidade única, que só existe lá.
Os Juruna lutam porque sabem que não há água suficiente para, ao mesmo tempo, movimentar as turbinas de Belo Monte e manter a vida do rio, da floresta e deles mesmos.
A principal medida de mitigação deste conflito, proposta pela concessionária de Belo Monte, a Norte Energia, é o chamado hidrograma de consenso. Seu objetivo é equacionar o total de água desviado para as turbinas da usina e a quantidade que deve verter rio abaixo.
Assista o vídeo realizado junto com os Juruna para entender a luta dos povos do Xingu. Leia mais aqui


Esse vídeo é o resumo do relatório “Xingu, o rio que pulsa em nós”, resultado do monitoramento independente, feito pelos Juruna da Terra Indígena Paquiçamba em parceria com a Universidade Federal do Pará e o ISA. “Nosso medo maior é a Volta Grande do Xingu virar um cemitério, e nós Juruna não conseguimos mais viver aqui no nosso território”, diz Bel Juruna.  Acesse aqui a publicação na íntegra.
Não podemos permitir que o “Hidrograma de Consenso” seja implementado. Estamos ao lado dos Juruna e ribeirinhos pedindo para que Ibama, Funai e cientistas independentes reavaliem o hidrograma proposto e discutam as alternativas reais para evitar a morte desse trecho do Xingu. Junte-se a nós nessa luta!

Junte-se ao ISA! Precisamos da sua ajuda para pressionar o governo federal e evitar a extinção de espécies e garantir a sobrevivência dos povos tradicionais do Xingu!


Biviany Rojas
Programa Xingu
Instituto Socioambiental - ISA

Mais informações sobre o ISA.
Dúvidas ou comentários, ligue (11) 3515 8975 e fale com Mariana Hessel ou escreva para
relacionamento@socioambiental.org





Nenhum comentário: