Powered By Blogger

terça-feira, 7 de agosto de 2018

Estudo mostra que energia usada em Bitcoin é nociva ao ambiente

Um estudo publicado na revista Energy Research & Social Science alerta que o fracasso em reduzir o uso de energia pelo Bitcoin e projetos similares de Blockchain pode impedir que as nações cumpram suas obrigações de mitigação das mudanças climáticas sob o Acordo de Paris.
O estudo, de autoria de Jon Truby, PhD, professor assistente, diretor do Centro de Direito e Desenvolvimento da Faculdade de Direito da Universidade de Qatar, Doha, Qatar, avalia as opções financeiras e jurídicas disponíveis para os legisladores moderarem o consumo de energia relacionado ao blockchain, promovendo um setor tecnológico sustentável e inovador.
Com base nessa revisão e análise rigorosas das tecnologias, modelos de propriedade e jurisprudência e práticas jurisdicionais, o artigo recomenda uma abordagem que impõe novos impostos, encargos ou restrições para reduzir a demanda de usuários, mineradores e fabricantes de minas que empregam tecnologias poluidoras e oferece incentivos que incentivam os desenvolvedores a criar blockchain menos intensivo em energia.
“A mineração digital de moeda é a primeira grande indústria desenvolvida a partir da Blockchain, porque suas transações sozinhas consomem mais eletricidade do que nações inteiras”, disse o Dr. Truby. “Ele precisa ser direcionado para a sustentabilidade, se quiser perceber suas vantagens potenciais.
“Muitos desenvolvedores não levaram em conta o impacto ambiental de seus projetos, por isso devemos incentivá-los a adotar protocolos de consenso que não resultem em altas emissões. Não tomar nenhuma ação significa que estamos subsidiando a tecnologia de alto consumo de energia e fazendo com que futuros desenvolvedores de Blockchain sigam o mesmo caminho prejudicial. Precisamos des-socializar os custos ambientais envolvidos, continuando a incentivar o progresso desta importante tecnologia para desbloquear seus benefícios econômicos, ambientais e sociais ”, explicou o Dr. Truby.
A verificação de transação peer-to-peer da Bitcoin é um processo poluidor, exigindo que o hardware de máquina em todo o mundo funcione a uma taxa alta, 24 horas por dia, produzindo grandes quantidades de calor e emissões.
Como um livro digital acessível e de confiança de todos os participantes, a tecnologia Blockchain descentraliza e transforma a troca de ativos por meio de verificação e pagamentos de ponto a ponto. A tecnologia Blockchain tem sido defendida como sendo capaz de fornecer benefícios ambientais e sociais sob os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. No entanto, o sistema Bitcoin foi construído de uma forma que é uma reminiscência da mineração física de recursos naturais – os custos e esforços aumentam à medida que o sistema atinge o limite final de recursos e a mineração de novos recursos requer recursos de hardware crescentes, que consomem enormes quantidades de eletricidade.
Colocando isso em perspectiva, disse Truby, “os processos envolvidos em uma única transação Bitcoin poderiam fornecer eletricidade a um lar britânico por um mês – com os custos ambientais socializados para benefício privado.
“O bitcoin veio para ficar e, portanto, os futuros modelos devem ser projetados sem depender do consumo de energia, de forma desproporcional em relação aos seus benefícios econômicos ou sociais”.
O estudo avalia várias tecnologias Blockchain por suas pegadas de carbono e recomenda como tributar ou restringir os tipos de Blockchain em diferentes fases de produção e usar para desencorajar versões poluentes e incentivar alternativas mais limpas. Ele também analisa as medidas legais que podem ser introduzidas para incentivar os inovadores de tecnologia a desenvolver projetos de blockchain de baixa emissão. As recomendações específicas incluem a imposição de taxas para evitar que a inércia dependente do caminho restrinja a inovação:
Taxas de registro coletadas por corretores de compradores de moedas digitais.
A sobretaxa de “Imposto de Sinistro de Bitcoins” sobre a propriedade de moeda digital.
Impostos e restrições verdes sobre compras / importações de maquinário (por exemplo, máquinas de mineração de Bitcoin).
Taxas de transação de contrato inteligente.
Segundo o Dr. Truby, essas descobertas podem levar a novos impostos, encargos ou restrições, mas também podem levar a recompensas financeiras para inovadores que desenvolvem blockchain neutro em carbono. Fonte Ecodebate (#Envolverde)

Nenhum comentário: