Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Impacto das mudanças climáticas nas cidades foi tema de event

O impacto das mudanças climáticas numa agenda urbana para as cidades do Estado de São Paulo foi discutido nos dias 21, 22 e 23 de agosto em  São José dos Campos, no Workshop Mover – Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes. O evento ocorrerá num dos maiores espaços públicos da cidade, o Centro de Formação de Educação Professora Leny Bevilacqua (Cefe).
O workshop teve por objetivo alinhar ações básicas e necessários para  ações no espaço ocupado pelas cidades, nas quais são consideradas questões sobre riscos de desastres ambientais, adaptação e resiliência no planejamento das cidades paulistas. O estado mais populoso da federação tem um contingente urbano de mais 39 milhões de pessoas.
Neste encontro estiveram  pesquisadores nacionais e internacionais, membros de instituições públicas e privadas, universidades, profissionais de prefeituras e de órgãos de Defesa Civil do Estado de São Paulo. Esse é o primeiro grande intercâmbio de conhecimento e informações e o estabelecimento de ações comuns para prevenção de desastres ocorrido no Brasil. O Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) tem acelerado esse tipo de interação entre administração pública, centros de pesquisa e a academia.
O evento foi realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e prefeitura de São José dos Campos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas – Fase 2 .
Estiveram presentes no evento pesquisadores convidados da Universidade do Norte do Texas (EUA), da Pontifícia Universidade Católica e Centro Ceres (Chile), da Defesa Civil de Dublin (Irlanda), da Griffith Universidade (Austrália), do ICLEI (Local Governments for Sustainability), representantes do Cemaden Pesquisa e Desenvolvimento e alunos da Universidade Federal do ABC. Além das prefeituras de São José dos Campos, São Paulo,  Sorocaba, Campinas e de Santo André. ( #Envolverde)

Nenhum comentário: