Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2018

Pesquisa revela a conexão entre mudanças climáticas, El Niño e a possibilidade de incêndios florestais mais extremos

incêndio florestal
Incêndio florestal na Califórnia. Imagem: State of California

Por Sonia Fernandez*, UC Santa Barbara
Em cerca de 415.000 hectares, o Complexo de Mendocino, no norte da Califórnia, é agora o maior incêndio registrado no estado, superando o recorde de Thomas Fire, de Santa Barbara e Ventura, ocorrido há menos de um ano. Cerca de 10 outras grandes conflagrações estão ameaçando o estado. E a Califórnia ainda não está no auge de sua temporada de incêndios florestais.
A tendência de crescente intensidade e extremos de incêndios recentes provocou novas pesquisas por cientistas da Escola Bren de Ciências e Gestão Ambiental da UC Santa Barbara e do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica. Sua pergunta: Como um dos nossos padrões climáticos mais significativos – o El Niño / Oscilação Sul (ENSO) – é afetado pelo aquecimento da Terra e como, por sua vez, esse padrão afeta a probabilidade e a intensidade de futuros incêndios florestais? Suas descobertas podem ter implicações no uso da terra e nas estratégias de combate e prevenção de incêndios nas interfaces urbano / florestal.
Seu estudo, “ENSO’s Changing Influence on Temperature, Precipitation and Wildfire in a Warming Climate“, Foi publicado na revista Geophysical Research Letters da American Geophysical Union.
“Este artigo está realmente dizendo que em locais propensos a incêndios como a Califórnia e a Austrália, podemos esperar que os futuros eventos El Niño e La Niña tenham um impacto maior no risco de incêndio em um determinado ano”, disse Samantha Stevenson., membro do corpo docente da Bren School e co-autor do artigo. “Isso porque a sensibilidade da temperatura da terra e da precipitação às mudanças na temperatura tropical do Oceano Pacífico está aumentando devido à mudança climática.”
Como muitos eventos baseados no clima, que ocorrem em escalas de tempo longas, o rastreamento dos efeitos em cascata de um padrão climático pode ser difícil, considerando os muitos processos individuais que podem afetar o resultado. ENSO – o nome coletivo para o padrão climático El Niño, aquecedor do oceano, e seu padrão complementar La Niña, resfriado ao oceano, tem teleconexões particularmente complexas e extremas. Ele leva a seca em alguns lugares enquanto promove a vegetação fértil em outros. Fontes de alimento podem diminuir em algumas regiões, enquanto fontes de água potável podem ser construídas em outras. No processo, as populações humanas e seus suportes – como produção agrícola, uso de energia e prevenção de incêndios – são afetados.
Os pesquisadores usaram grandes conjuntos de simulações climáticas, projetando o clima futuro em um cenário climático de negócios como de costume, não assumindo grandes esforços para combater a mudança climática. Em seguida, examinaram as mudanças nas sensibilidades do clima regional às anomalias da temperatura da superfície do mar relacionadas ao ENSO entre o período histórico e o final do século XXI.século. Além de observar as mudanças nos padrões de temperatura e chuva impulsionados pelo ENSO, um dos modelos climáticos (o Community Earth System Model ou CESM) inclui um esquema de incêndios florestais que simula o risco de atividade de incêndio baseado em fatores como umidade do solo, combustível carregar e aplicar relações estatísticas entre o comprimento da estação de fogo e a área queimada para simular a atividade de fogo. Todas as quantidades que os pesquisadores examinaram mostraram um aumento nos efeitos futuros dos eventos El Niño e La Niña – em outras palavras, podemos esperar um maior “impulso para o seu dinheirinho” impulsionado pelo ENSO no futuro.
“Normalmente, o que acontece durante um evento El Niño ou La Niña é que você muda os padrões de circulação atmosférica”, explicou Stevenson. Estas mudanças nos padrões de circulação atmosférica, que se originam no oceano como subida ou descida das temperaturas da superfície do mar, por sua vez podem causar mudanças em coisas como padrões de vento, nebulosidade, temperatura atmosférica e precipitação, que afetam as condições da terra. Segundo os pesquisadores, esses impactos vão se intensificar no futuro à medida que a Terra esquentar.
“O futuro ENSO está tendo um impacto maior na superfície terrestre desde que a Terra está aquecendo – e é mais fácil para a terra aquecer do que o oceano em geral, porque tem uma capacidade de calor menor – então a terra vai estar evaporando mais umidade, Stevenson disse. Adicione um evento El Niño além disso, acrescentou, e o nível de evaporação aumentará. Com solos e combustíveis mais secos, a probabilidade e a intensidade dos incêndios florestais também aumentam.
Os cientistas do clima ainda não sabem ao certo quão fortes serão os eventos El Niño e La Niña no futuro, Stevenson ressaltou, mas o que eles concordam é que eventos de uma determinada magnitude causarão impactos maiores aos riscos de incêndio à medida que a Terra esquentar. , piorando incêndios em áreas que já os experimentam e criando condições para eles onde eles não são atualmente um grande risco. Encontrar essas peças do quebra-cabeça será fundamental para futuros estudos e estratégias de combate a incêndios florestais, disse ela.
“Para mim, isso realmente destaca a importância de corrigir as projeções futuras de impactos e magnitudes do El Niño”, disse Stevenson.
Referência:
Fasullo, J. T., Otto Bliesner, B. L., & Stevenson, S. (2018). ENSO’s Changing Influence on Temperature, Precipitation, and Wildfire In a Warming Climate. Geophysical Research Letters, 45. https://doi.org/10.1029/2018GL079022

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/08/2018
"Pesquisa revela a conexão entre mudanças climáticas, El Niño e a possibilidade de incêndios florestais mais extremos," in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 29/08/2018, https://www.ecodebate.com.br/2018/08/29/pesquisa-revela-a-conexao-entre-mudancas-climaticas-el-nino-e-a-possibilidade-de-incendios-florestais-mais-extremos/.


Nenhum comentário: