Powered By Blogger

quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Mudanças Climáticas: Aumentos de temperatura durante os períodos de seca superam o aquecimento médio do clima

Os meses secos estão ficando mais quentes em grande parte dos Estados Unidos, outro sinal de que a mudança climática causada pelo homem está forçando as pessoas a encontrar novos extremos.


incêndio florestal na Califórnia
A concordância de secas e ondas de calor pode exacerbar as condições e levar a outro risco, incêndios florestais. No oeste dos EUA, o número de incêndios com mais de 4 quilômetros quadrados aumentou cerca de sete incêndios por ano nas últimas três décadas. No mesmo período, o escopo total das áreas queimadas cresceu mais de 350 quilômetros quadrados por ano. Essa tendência ascendente provavelmente continuará, devido ao aquecimento global e ao crescimento populacional. Amir AghaKouchak / UCI

University of California, Irvine*
Em um estudo publicado na revista Science Advances , pesquisadores da Universidade da Califórnia relatam que as temperaturas durante as secas estão subindo mais rápido do que em climas médios nas últimas décadas, e apontam para mudanças simultâneas no vapor de água atmosférico como um impulsionador do surto. .
“A umidade do solo disponível pode remover o calor da superfície por evaporação, mas se a terra estiver seca, não há oportunidade de transportá-la, o que aumenta a temperatura local”, disse Felicia Chiang, estudante de engenharia civil e ambiental. “As condições atmosféricas podem influenciar o solo, e nós argumentamos que elas estão moldando as temperaturas que experimentamos durante as secas”.
Equipe de pesquisa da UCI analisados dados observados de temperatura e precipitação a partir do início e final de 20 th século e descobriu que as regiões em secas aqueceu mais de quatro vezes mais rápido do que áreas do sul e do nordeste dos Estados Unidos com condições meteorológicas médias. Além disso, os modelos climáticos mostraram uma mudança significativa de aquecimento nos estados do sul entre o final do século XX e início do século XXI.
Essas mudanças apontam para um maior número de secas e ondas de calor co-ocorrendo. Isso pode levar a calamidades como incêndios florestais e perda de produtividade das culturas. Conflagrações generalizadas, estimuladas por temperaturas anormalmente altas no verão, estão atualmente queimando ao redor do mundo, incluindo partes da Califórnia, Escandinávia e Grécia.
“As ondas de calor e as secas têm impactos significativos por conta própria, mas quando ocorrem simultaneamente, seus efeitos negativos são muito agravados”, disse o co-autor Amir AghaKouchak , professor associado de engenharia civil e ambiental da UCI e ciência do sistema terrestre. “Ambos os fenômenos, que estão se intensificando devido ao aquecimento climático, deverão ter conseqüências cada vez mais danosas para a agricultura, infraestrutura e saúde humana.”
Ele sugeriu que a sociedade tem a responsabilidade de responder aos desafios apresentados por essa nova realidade climática.
“A escalada observada no número e intensidade de incêndios florestais é provavelmente causada pelo aumento na freqüência de secas quentes”, disse AghaKouchak. “Precisamos reforçar nossa resiliência contra essas ameaças para proteger a saúde de nossa população, o fornecimento de alimentos e a infraestrutura crítica.”
Este estudo foi parcialmente apoiado pela National Oceanic & Atmospheric Administration.
Referência:
Amplified warming of droughts in southern United States in observations and model simulations
BY FELICIA CHIANG, OMID MAZDIYASNI, AMIR AGHAKOUCHAK
Science Advances 01 Aug 2018:
Vol. 4, no. 8, eaat2380
DOI: 10.1126/sciadv.aat2380
http://advances.sciencemag.org/content/4/8/eaat2380

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 02/08/2018

Nenhum comentário: