Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Estudo internacional destaca que o mundo precisa repensar o valor da água

seca

UNIVERSIDADE DE OXFORD*
Pesquisa liderada pela Universidade de Oxford destaca a pressão acelerada sobre medir, monitorar e gerenciar a água local e globalmente. Uma nova estrutura de quatro partes é proposta para valorizar a água para o desenvolvimento sustentável para orientar políticas e práticas melhores.
O valor da água para as pessoas, o meio ambiente, a indústria, a agricultura e as culturas tem sido reconhecido há muito tempo, porque a obtenção de água potável gerenciada com segurança é essencial para a vida humana. A escala do investimento para água potável e saneamento universal e gerenciado de forma segura é vasta, com estimativas em torno de US $ 114 bilhões por ano, apenas para custos de capital.
Mas há uma necessidade crescente de repensar o valor da água por vários motivos.
A água não é apenas sobre a manutenção da vida, ela desempenha um papel vital no desenvolvimento sustentável. O valor da água é evidente em todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, desde a mitigação da pobreza e ao fim da fome, onde a conexão é reconhecida há muito tempo – para cidades sustentáveis e paz e justiça, onde os impactos complexos da água estão agora sendo plenamente apreciados.
A segurança da água é uma preocupação global crescente. Os impactos negativos da escassez de água, inundações e poluição colocaram os riscos relacionados com a água entre as 5 principais ameaças globais do Fórum Econômico Mundial por vários anos consecutivos. Em 2015, pesquisa liderada por Oxford, sobre a segurança da água, quantificou as perdas esperadas de escassez de água, abastecimento de água e saneamento inadequados e inundações em aproximadamente US $ 500 bilhões por ano. No mês passado, o Banco Mundial demonstrou as conseqüências da escassez de água e dos choques: o custo de uma seca nas cidades é quatro vezes maior do que uma inundação, e uma única seca na África rural pode inflamar uma cadeia de privação e pobreza entre gerações.
Reconhecendo essas tendências, há uma oportunidade urgente e global de repensar o valor da água, com o Painel de Alto Nível da ONU / Banco Mundial sobre Água, lançando uma nova iniciativa sobre Valorização da Água no início deste ano. O crescente consenso é que a valorização da água vai além do valor ou preço monetário. Para melhor direcionar políticas e investimentos futuros, precisamos considerar a valorização da água como um desafio de governança.
Uma equipe internacional liderada pela Universidade de Oxford e parceiros em todo o mundo publicou um novo artigo na Science, em que traçam um novo quadro para valorizar a água para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Colocar um valor monetário na água e capturar os benefícios culturais da água são apenas um passo. Eles sugerem que avaliar e gerenciar a água requer ação paralela e coordenada em quatro prioridades: medição, avaliação, trade-offs e instituições capazes de alocar e financiar a água.
O autor principal, Dustin Garrick, da University of Oxford, Smith School of Enterprise and the Environment, diz que “O nosso papel responde a um chamado global à ação: os impactos negativos em cascata da escassez, choques e serviços inadequados de água ressaltam a necessidade de valorizar melhor a água, que não sejam ‘balas de prata’, mas há passos claros a serem levados. Argumentamos que a valorização da água é fundamentalmente sobre a busca de trade-offs. O objetivo de nossa pesquisa é mostrar por que precisamos repensar o valor da água e como ir sobre isso, ao alavancar a tecnologia, a ciência e os incentivos para perfurar barreiras teimosas de governança. Avaliar a água exige que valoremos as instituições “.
Co-autor Richard Damania, Global Lead Economist, World Bank Water Practice: “Mostramos que a água sustenta o desenvolvimento e que devemos gerenciá-lo de forma sustentável. Políticas múltiplas serão necessárias para múltiplos objetivos. As políticas atuais de gerenciamento de água estão desatualizadas e inadequadas para endereçar os desafios relacionados à água do século 21. Sem políticas para alocar recursos finitos de água de forma mais eficiente, controlar a crescente demanda de água e reduzir o desperdício, o estresse da água intensificará onde a água já é escassa e se espalhará para todas as regiões do mundo – com impactos em crescimento econômico e desenvolvimento de nações estressadas pela água “.

Referência:
Garrick, D.E., Hall, J.W., Dobson, A., Damania, R., Grafton, R.Q., Hope, R., Hepburn, C., Bark, R., Boltz, F., De Stefano, L., O’Donnell, E., Matthews, N. and Money, A. (2017) Valuing Water for Sustainable Development. Science. Vol 358. Issue 6366
Autores:
Dustin E. Garrick, University of Oxford, Smith School of Enterprise and the Environment
Jim W. Hall, University of Oxford, Environmental Change Institute
Andrew Dobson, Princeton University, Ecology and Evolutionary Biology
Richard Damania, World Bank Group, Global Water Practice
R. Quentin Grafton, Australian National University and National University of Singapore
Robert Hope, University of Oxford, Smith School of Enterprise and the Environment
Cameron Hepburn, University of Oxford, Smith School of Enterprise and the Environment
Rosalind Bark, University of East Anglia
Frederick Boltz, The Rockefeller Foundation
Lucia De Stefano, Universidad Complutense de Madrid and Water Observatory, Botin Foundation
Erin O’Donnell, University of Melbourne Law School
Nathanial Matthews, Global Resilience Partnership, Nairobi
Alex Money, University of Oxford, Smith School of Enterprise and the Environment

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 27/11/2017


Nenhum comentário: