Powered By Blogger

terça-feira, 14 de julho de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Cerrado, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Quilombolas, Resíduos Sólidos
Ano 15
14/07/2015

 

Direto do ISA

 
  Organizações e movimentos sociais preparam grandes manifestações de rua para deixar claro que estão de olho em uma das mais importantes conferências internacionais dos últimos anos, que acontece no início de dezembro, e pretendem influenciar negociadores Direto do ISA, 13/7.
  
 

Geral

 
  O planeta Terra pode entrar em uma pequena Era Glacial a partir de 2030, segundo cientistas do Reino Unido. Atualmente, os astrônomos conseguem prever os ciclos do Sol com uma precisão muito maior do que era possível algumas décadas atrás. E agora um novo modelo de previsão da atividade solar, apresentado pela professora Valentina Zharkova na semana passada durante o Encontro Nacional da Real Sociedade de Astronomia em Llandudno, no País de Gales, indica uma forte queda nesta atividade nos anos 2030, provocando um moderado resfriamento da Terra O Globo, 14/7, Sociedade, p.22.
  Os olhos do setor elétrico voltam-se para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Nesta semana, o STJ deve julgar uma ação movida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que tenta derrubar uma liminar concedida à Santo Antônio Energia, dona da Hidrelétrica de Santo Antônio. A concessionária, dona da usina que está em fase de conclusão no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), foi a primeira a obter uma liminar da Justiça, que a desobrigou de ter de assumir os custos atrelados aos riscos hidrológicos do País - regra que tem causado um rombo bilionário no setor. É justamente essa condição que a Aneel agora pretende derrubar no STJ OESP, 14/7, Economia, p.B10.
  O cacique Carlos Tukano, o Doethyro, da etnia tukano, não consegue, em seu apartamento de 47 metros quadrados, praticar suas tradições, aprendidas quando ainda vivia em sua aldeia, em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, há mais de duas décadas. Mas o cacique garante que, apesar da falta de espaço para manter viva suas origens, ele e as outras 21 famílias da Aldeia Maracanã - anteriormente instaladas no prédio antigo do Museu do Índio - há um ano levam uma vida bem melhor num dos prédios do programa Minha Casa Minha Vida. O sonho de instalar o Centro de Referência da Cultura dos Povos Indígenas no antigo museu ainda será concretizado, segundo o cacique Tukano O Globo, 14/7, Rio, p.16.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: