Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2020

Estudo avalia impactos das mudanças climáticas na produção de energia hidrelétrica


hidrelétrica
Foto de arquivo
Um novo estudo realizado por pesquisadores do IIASA e da China investigou os impactos de diferentes níveis de aquecimento global no potencial hidrelétrico e descobriu que esse tipo de geração de eletricidade se beneficia mais de um cenário climático de 1,5 ° C do que 2 ° C.
International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA)*
Em um futuro sustentável e menos intensivo em carbono, a energia hidrelétrica desempenhará um papel cada vez mais crucial como fonte importante de energia renovável e limpa no suprimento global de energia em todo o mundo. De fato, a geração hidrelétrica dobrou nas últimas três décadas e deve dobrar novamente a partir do nível atual até 2050. O aquecimento global está ameaçando o abastecimento de água do mundo, representando uma ameaça significativa à geração hidrelétrica, o que é um problema à luz o aumento contínuo da demanda de energia devido ao crescimento da população global e ao desenvolvimento socioeconômico.
O estudo, realizado por pesquisadores do IIASA em colaboração com colegas de várias instituições chinesas e publicado na revista Water Resources Research , empregou uma estrutura de modelo hidrológico e tecnoeconômico para identificar locais ideais para usinas hidrelétricas sob níveis de aquecimento global de 1,5 ° C e 2 ° C, considerando também o potencial bruto de energia hidrelétrica, o consumo de energia e os fatores econômicos. Segundo os autores, embora a determinação dos efeitos de diferentes níveis de aquecimento global tenha se tornado um tema quente na pesquisa de recursos hídricos, ainda existem relativamente poucos estudos sobre os impactos de diferentes níveis de aquecimento global no potencial hidrelétrico.
Os pesquisadores analisaram especificamente o potencial da produção de energia hidrelétrica sob os dois níveis diferentes de aquecimento em Sumatra, uma das ilhas Sunda do oeste da Indonésia. Sumatra foi escolhida por ser vulnerável ao aquecimento global devido ao aumento do nível do mar, e as condições ambientais da ilha a tornam um local ideal para o desenvolvimento e utilização de recursos hidrelétricos. Eles também modelaram e visualizaram locais ótimos de usinas hidrelétricas usando o modelo IIASA BeWhere e discutiram a produção de hidrelétricas com base em usinas hidrelétricas selecionadas e a redução nas emissões de carbono que resultariam do uso de hidrelétricas em vez de combustíveis fósseis.
Os resultados mostram que os níveis de aquecimento global de 1,5 ° C e 2 ° C terão um impacto positivo na produção hidrelétrica de Sumatra em relação ao período histórico. A proporção entre a produção de energia hidrelétrica e a demanda de energia fornecida por 1,5 ° C do aquecimento global é, no entanto, maior que a fornecida por 2 ° C do aquecimento global em um cenário que assume estabilização sem ultrapassar a meta após 2100. Isso ocorre devido a uma diminuição na precipitação e o fato de o sudeste da Indonésia observar a maior queda de descarga nesse cenário. Além disso, a redução de CO 2as emissões no aquecimento global de 1,5 ° C são maiores do que as alcançadas no aquecimento global de 2 ° C, o que revela que o aquecimento global diminui os benefícios necessários para aliviar os níveis de aquecimento global. As descobertas também ilustram a tensão entre as metas relacionadas aos gases de efeito estufa e as relacionadas à conservação do ecossistema, considerando o trade-off entre as áreas protegidas e a expansão das usinas hidrelétricas.
“Nosso estudo poderia contribuir significativamente para estabelecer uma base para a tomada de decisões sobre segurança energética em cenários de aquecimento global de 1,5 ° C e 2 ° C. Nossas descobertas também podem ser potencialmente uma base importante para uma grande variedade de estudos de acompanhamento para, por exemplo, investigar o trade-off entre conservação de florestas e desenvolvimento de hidrelétricas, para contribuir para a consecução das Contribuições Nacionalmente Determinadas dos países sob o Acordo de Paris ”, Conclui o autor principal do estudo, Ying Meng, que começou a trabalhar neste projeto como participante do IIASA Young Scientists Summer Program (YSSP) de 2018 . Atualmente, ela é afiliada à Escola de Meio Ambiente do Harbin Institute of Technology na China.
Referência:
Meng Y, Liu J, Leduc S, Mesfun S, Kraxner F, Mao G, Qi W, & Wang Z (2020). Hydropower production benefits more from 1.5°C than 2°C climate scenario. Water Resources Research DOI: 10.1029/2019WR025519
http://dx.doi.org/10.1029/2019WR025519

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
Do IIASA, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 18/05/2020
Estudo avalia impactos das mudanças climáticas na produção de energia hidrelétrica, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 19/05/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/05/19/estudo-avalia-impactos-das-mudancas-climaticas-na-producao-de-energia-hidreletrica/.

Nenhum comentário: