Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de maio de 2020

Documentário ‘Biofilia – Em busca da conexão’ traz reflexão sobre a conexão do ser humano com a natureza

A produção “Biofilia – Em busca da conexão” trata da integração das cidades com o meio ambiente e a inclusão de elementos naturais nos projetos arquitetônicos

O filme conta com a participação de entrevistados renomados, como Hans Donner, Araquém Alcântara e Christian Dunker
A vida nas cidades afastou as pessoas da natureza. O contato com vegetação e animais ficou restrito a poucas áreas verdes, como parques e praças. Esta ausência da natureza faz falta para o ser humano, que fica mais suscetível à depressão e ao stress. Visando recuperar esta proximidade com a natureza, arquitetos e designers vêm buscando incorporar o natural em seus projetos, no conceito chamado Biofilia (do grego, “amor pela vida”).

Design Biofílico
Design Biofílico. Foto: Alexandre Oliveira – Jafo

Com o objetivo de tratar deste importante tema, está sendo lançado o documentário “Biofilia – Em busca da conexão”, com direção e roteiro do cineasta Jean Bergerot, especializado na produção de documentário de arquitetura, arte e design da produtora LabDesign.TV. O filme será disponibilizado na íntegra no canal do youtube LabDesign. Esta é a chance de ver em casa e com alta resolução a produção que seria exibida no cinema, aproveitando o momento de isolamento para conferir um conteúdo de alta qualidade e informação.
O filme contou com a participação de nomes de destaque. Entre eles, o designer gráfico conhecido internacionalmente Hans Donner, o renomado fotógrafo de natureza Araquém Alcantara, o psicanalista, professor da USP e vencedor do Prêmio Jabuti Christian Dunker, o designer de mobiliário especializado na construção de peças a partir da madeira de árvores caídas Hugo França, entre outros.
“Muito mais do que usar a palavra Biofilia e mostrar a aplicabilidade na arquitetura, é mais interessante entender a origem desse movimento, da nossa necessidade de retorno a essa conexão com a natureza, de onde está vindo e porque isto está sendo apontado como terapêutico, não só por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos”, explica Jean.
O documentário foi realizado com o apoio do escritório de arquitetura, design e engenharia IT’S Informov. “A natureza é essencial para a vida das pessoas e passou da hora de buscar esta reconexão com o natural. Esta é a razão que nos levou a subsidiar a realização deste filme. Precisamos falar sobre o tema, conscientizar sobre a importância da natureza, a necessidade de trazer o natural para dentro dos escritórios, das empresas”, afirma Marcelo Breda, CEO da IT’S Informov.
A produção pode ser usada em aulas e palestras sobre o meio ambiente, já que analisa a relação do homem com a natureza. Além disso, o documentário deseja gerar nos ambientes corporativos uma reflexão sobre a necessidade de trazer o natural para o dia a dia das pessoas, para os locais de trabalho e residências. A Biofilia contribui para o aumento do bem estar e do conforto dos colaboradores das empresas, tornando-os mais produtivos e criativos, gerando espaços mais abertos à integração e ao relaxamento.
O cineasta acredita que o documentário também é importante para esclarecer a diferença entre Biofilia e arquitetura sustentável, dois conceitos diversos que muitas vezes são confundidos. A arquitetura sustentável utiliza materiais de origem sustentável e não necessariamente destaca a presença de natureza nos projetos.
Ficha Técnica
Documentário “Biofilia – Em busca da conexão”
Direção: Jean Bergerot
Argumento e pesquisa: Jean Bergerot e Luiza Karam
Cinegrafistas: Agamenon Mariz e Maria Verçosa
Produção: Maria Verçosa
Edição e finalização: Wesley Azevedo
Trilha sonora: Julio Queiroz

in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2020
Documentário ‘Biofilia – Em busca da conexão’ traz reflexão sobre a conexão do ser humano com a natureza, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 28/05/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/05/28/documentario-biofilia-em-busca-da-conexao-traz-reflexao-sobre-a-conexao-do-ser-humano-com-a-natureza/.

Nenhum comentário: