Powered By Blogger

terça-feira, 3 de abril de 2018



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Agrotóxicos, Alimentação, Amazônia, Belo Monte, Biodiversidade, Clima, Crimes Ambientais, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Transgênicos
Ano 18
03/04/2018


Povos Indígenas



No mês do índio, MPF quer celeridade no julgamento de demarcações

Dezenove de abril está no calendário brasileiro como a data comemorativa do Dia do Índio. Para lideranças indígenas, entidades e instituições que atuam na área, o mês é uma oportunidade para avançar na garantia dos direitos desses povos e alertar para os perigos das violações - Rádio Agência Nacional, 03/4.

Avião agrícola é flagrado jogando veneno em terra indígena em MT, diz ONG

Imagens divulgadas pela Operação Amazônia Nativa (Opan), ONG de defesa dos povos indígenas, mostram um avião agrícola pulverizando veneno na Terra Indígena Marãiwatsédé, na região noroeste de Mato Grosso; veja o vídeo - G1/MT, 03/4.

Índios Guarani Kaiowá estão em vigília contra despejos da PF em Caarapó

Faz 17 dias que a Aty Guasu (Grande Assembleia dos Povos Indígenas Guarani e Kaiowá) está reunida em vigília numa espera aflita da possível execução de duas ordens de despejos pela Polícia Federal contra as famílias que vivem nos Tekohas Jeroky Guasu e Pindo Roky, dentro do território em processo de demarcação Terra Indígena Dourados Amambaipeguá I, em Caarapó, na região do Mato Grosso do Sul. O Ministério Público Federal pediu as suspensões das decisões no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, mas não houve um solução até o momento - Amazônia Real, 02/4.

 


Mudanças Climáticas



Mudanças climáticas e ciclos naturais fazem Saara crescer

O Deserto do Saara expandiu-se cerca de 10% desde 1920, aponta estudo de cientistas da Universidade de Maryland, nos EUA, publicado recentemente no periódico científico “Journal of Climate”. O estudo é o primeiro a fazer um levantamento em escala de séculos das mudanças nas “fronteiras” do maior deserto do mundo, e sugere que outros ambientes do tipo no planeta também podem estar crescendo - O Globo, 03/4, Sociedade, p.24.

Países negociam reduzir emissões do transporte marítimo

Nas próximas duas semanas pode ser fechado um importante acordo internacional sobre emissões de gases-estufa do transporte marítimo, um dos setores que ficaram fora do Acordo de Paris em 2015. Começa hoje, em Londres, mais uma rodada de negociação da Organização Marítima Internacional (IMO, em inglês). Há três propostas importantes à mesa para um acordo de propósito ambiental, mas que afetaria o comércio internacional. Esse é o entendimento e explica a cautela de países como o Brasil, que vem sendo acusado por ONGs de bloquear avanços mais ambiciosos nas negociações - Valor Econômico, 03/4, Internacional, p.A9.

 


Energia



Dona de linhão de Belo Monte pode ser multada por atraso nas obras

A empresa que controla a linha de transmissão da hidrelétrica de Belo Monte pode ser multada por ter descumprido uma série de exigências previstas em contrato. A concessionária Belo Monte Transmissora de Energia (BMTE), dona da rede, é a mesma que está sob investigação por causa do apagão que deixou 70 milhões de pessoas sem luz em 13 Estados do Norte e Nordeste no dia 21 de março. A concessionária é uma sociedade entre a chinesa State Grid e a Eletrobrás - OESP, 03/4, Economia, p.B1.

Avanço histórico para os biocombustíveis

"Pela primeira vez em sua trajetória, o setor de biocombustíveis passa a ter a possibilidade de uma referência futura de mercado. O RenovaBio, Plano Nacional de Biocombustíveis, concebido pelo atual governo e amplamente discutido com a sociedade, abre a perspectiva do estabelecimento de condições que induzam ganhos crescentes de eficiência, reduções de custo e de preço dos biocombustíveis aos consumidores. Um plano que se aplica a todos os combustíveis de baixa pegada de carbono, etanol, biodiesel, biogás e biometano e bioquerosene", artigo de Plinio Nastari - OESP, 03/4, Economia, p.B7.

 


Alimentação



Um dia na cozinha do Reffetorio Gastromotiva

Roberto Smeraldi relata sua experiência como chef convidado do restaurante Reffetorio, na qual preparou jantar com entrada, prato principal e sobremesa para 120 pessoas em situação de vulnerabilidade social, com a ajuda de jovens treinados pela Gastromotiva. Tanto a Gastromotiva como o Reffetorio são empresas sociais. A primeira, dá cursos de formação de chefs e outros profissionais da gastronomia para jovens que não têm condições de pagar. O Reffetorio atende público comum na hora do almoço, cobrando preço justo e acessível e à noite atende apenas pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para tanto, utiliza ingredientes doados por restaurantes, supermercados, em bom estado, mas que iriam parar no lixo - Conexão Planeta, 03/4.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Manifestantes ocupam sede da Funai e pedem demissão do coordenador regional em Campo Grande
Índios da etnia Truká ocupam a sede da Gerência Regional de Ensino, em Petrolina
Romero Jucá apresenta PEC aprimorando integração da Amazônia criando a Secretaria de Educação Indígena
Policiais monitoram prédio e mais indígenas se juntam ao protesto na Capital
Santa Isabel do Rio Negro (AM) está em situação de emergência por causa da estiagem
Projeto com peixe-boi-da-amazônia devolve espécie ao habitat natural
Lançamento do livro "Fala de bicho, fala de gente" no Sesc Ipiranga
Ibama apreende madeira, armas e carne de caça na operação 'Banzeiro'
O que acontecerá se a temperatura da Terra subir 2ºC?
Fusão entre Monsanto e Bayer aumenta monopólio do veneno e da transgenia no mundo


Nenhum comentário: