Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Sistema De Informação Sobre A Biodiversidade Brasileira (SiBBr) Ganha Ferramentas De Busca

Plataforma passa a contar com dicionário taxonômico e validador de nomes científicos


O SiBBr conta com, aproximadamente, 9 milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras. Foto: Divulgação/MCTIC


Um novo conjunto de ferramentas e serviços facilitará buscas por dados e pesquisas acadêmicas no Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Os mecanismos foram lançados durante o 67º Congresso Nacional de Botânica, que acontece até sexta-feira (30), em Vitória (ES).
Os aplicativos podem consolidar o SiBBr como a principal infraestrutura nacional de dados e conteúdos sobre a biodiversidade. Cada uma recebeu o nome de uma espécie brasileira.
AttaPublica, por exemplo, é uma porta de entrada para os publicadores do sistema e homenageia as formigas do gênero Atta, que apresentam uma complexa organização social e vivem em ninhos subterrâneos.
Já o HarpiaTax é um dicionário taxonômico, que permite a consulta fácil e rápida do status de um nome científico. Como bases de dados para a pesquisa, o material utiliza o Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil e a Lista de Espécies da Flora do Brasil – Reflora. As duas publicações abrangem boa parte da biodiversidade conhecida do Brasil e são listas de referência para o SiBBr. O nome da ferramenta homenageia a popularmente conhecida Harpia ou Gavião-Real, a maior água brasileira, considerada criticamente em perigo em alguns Estados do País.
RivulusValida é um validador de nomes científicos. Por meio da ferramenta, é possível carregar uma planilha com vários nomes científicos e verificar se eles são aceitos, sinônimos ou inválidos, bem como a referência da fonte consultada. O nome homenageia os peixes do gênero Rivulus, que vivem em ambientes aquáticos temporários, como poças da água, e se locomovem por meio de saltos.
Junto às ferramentas também está disponível o SiBBr Fórum, um espaço de discussão, informações e suporte sobre as ferramentas e serviços do sistema, softwares de curadoria de coleções, publicação de dados biológicos e outros temas.
Sistema
Criado em novembro de 2014, o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) que reúne aproximadamente 9 milhões de registros de ocorrências de quase 100 mil espécies brasileiras.
A iniciativa tem suporte técnico do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e apoio financeiro do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC
in EcoDebate, 30/09/2016

Nenhum comentário: