Powered By Blogger

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Sete dicas para reduzir a emissão de CO2 nas estradas

Atitudes básicas podem trazer mais economia e sustentabilidade durante as viagens
São Paulo, 27 de Setembro de 2016 – A BlaBlaCar, maior comunidade de viagens compartilhadas do mundo, listou algumas dicas práticas no dia a dia que podem ajudar a fazer viagens mais sustentáveis, sem abrir mão dos automóveis.
Sabia que algumas atitudes básicas como dirigir o veículo de um jeito mais suave e fazer revisões periódicas no automóvel podem ajudar (e muito) a reduzir seus custos com combustível e, de quebra, diminuir também a emissão de gás carbônico (CO2) e outros gases causadores do efeito estufa? Confira a seguir:
1. Direção: Alguns dos nossos hábitos de condução podem impactar a emissão de CO2 por veículo. Acelere suave e lentamente, mantenha uma velocidade constante enquanto dirige, e antecipe as freadas e arrancadas. Assim você pode economizar (aproximadamente) uma tonelada de CO2 em um ano.
2. Ar-condicionado: Substitua o ar-condicionado pelo ventilador. O ar-condicionado aumenta significativamente o consumo de combustível, liberando mais CO2. Seu carro pode consumir até 10% a mais de combustível se ficar com o ar-condicionado ligado.
3. Carro ecológico: Se você dirige muito e tem orçamento para isso, invista em um carro ecológico. Os carros ecológicos são modelos que permitem realizar queimas mais eficientes de combustível e emitir menores quantidades de poluentes na atmosfera. No Brasil, existem alguns dos modelos que tiveram ótimas avaliações ambientais.
4. Revisão. Verifique se seu carro não precisa de troca de óleo, filtro de óleo e de ar. Com as revisões em dia e em bom funcionamento, seu veículo emitirá menos CO2. Um motor mal cuidado pode consumir até 50% a mais de combustível e emitir 50% mais CO2.
5. Calibre os pneus: Além de melhorar o rendimento do carro, ajuda a emitir menos CO2.
6. Combustível: Prefira veículos movidos a álcool ou biocombustíveis, a economia será de  500 kg ou mais de CO2 por ano (Se você dirigir uma média de 20.000 Km por ano).
7. Compartilhe a sua viagem: Os lugares vazios do seu carro podem ser ocupados por outras pessoas que vão para o mesmo destino. Desta maneira, é possível compartilhar as despesas, diminuir a quantidade de carros nas estradas e a emissão de poluentes, contribuindo para uma viagem mais sustentável. (#Envolverde)

Nenhum comentário: