Powered By Blogger

sábado, 24 de setembro de 2016

PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO - TOCANTINS




Parque Estadual do Jalapão
Categoria II da IUCN (Parque Nacional)
Localização
País Brasil
EstadoTocantins
MesorregiãoOriental do Tocantins
MicrorregiãoJalapão
Localidade mais próximaMateiros
Dados
Área158 970,95 ha
Criação12 de janeiro de 2001
GestãoInstituto Natureza do Tocantins[
Sítio oficialjalapao.to.gov.br
Coordenadas10° 22' 40" S46° 40' 30" O
Parque Estadual do Jalapão está localizado em: Brasil
Parque Estadual do Jalapão
parque estadual do Jalapão é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região leste do estado do Tocantins. O território do parque, com uma área de 158 970,95 ha, está distribuído pelos municípios de Mateiros e São Félix do Tocantins. Criado em 12 de janeiro de 2001,Jalapão é o maior parque estadual do Tocantins. A vegetação no parque é predominantemente a de cerrado ralo e a de campo limpo com veredas.
A região é considerada a principal atração turística do estado do Tocantins, sendo que em 2008 foi gravado um reality show da Rede CBS na região chamado Survivor: Tocantins. Uma de suas características é a produção de artesanato de capim dourado e seda de buriti, que se tornou principal fonte de renda para as comunidades locais e tem sido alvo de estudos e ações para garantir seu uso sustentável, ecológica e ecomicamente.

Caracterização da área

O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis. Está situada a leste do estado do Tocantins. Possui temperatura média de 30 graus Celsius. Sua área total é de 34 mil quilômetros quadrados. É cortado por imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de água límpida e transparente.
O Jalapão abrange os municípios de Ponte Alta do TocantinsMateiros,São Félix do TocantinsLizarda, Rio Sono, Novo AcordoSanta Tereza do TocantinsLagoa do Tocantins e Rio da Conceição, ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe. Passou à condição de parque estadual em 2001.
Os rios Sono, Soninho, Novo, Balsas, Preto e Caracol banham a paisagem árida e rasteira, que varia do cerrado baixo à campinaMatas de galeria surgem próximo de rioscachoeiraslagoasdunas de areia,serras e chapadões de até 800 metros de altura. A jalapa-do-brasil, que deu nome ao Jalapão, pode ser encontrada em toda parte.
Lá, se encontra a comunidade dos Mumbucas - ex-escravos fugidos da Bahia.

Fauna

Entre as aves, estão tucanospapagaiosararas-azuissiriemasemas e urubus.
É possível passar dias no Jalapão sem ver uma única pessoa. A densidade populacional é de 0,8 habitantes por quilômetro quadrado.

Nenhum comentário: