terça-feira, 20 de setembro de 2016

“O futuro de todos está em jogo”

ban-ki-moon-625x415
Ban Ki-moon discursa na Assembleia Geral nesta terça-feira. Foto: ONU/Cia Pak
Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável foi adotada no ano passado por todos os 193 Estados-membros da ONU; cerimônia foi realizada logo antes do início da 71ª Assembleia Geral; Brasil abre os debates.
Laura Gelbert, da Rádio ONU –
“O futuro de todos está em jogo”, afirmou nesta terça-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em evento que celebrou o primeiro ano da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O documento foi adotado no ano passado por todos os Estados-membros da ONU.
O evento foi realizado logo antes do início dos debates gerais da Assembleia Geral da ONU, onde o Brasil é o primeiro país a discursar.
Ação Global
Segundo o secretário-geral, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, têm reunido ação global, lembrando que mais de 50 governos já estão colocando os ODSs no centro de seus planos de desenvolvimento.
Ban ressaltou que os líderes do G-20 alinharam seu programa de trabalho com a Agenda 2030. Ele afirmou ainda que, em todo o mundo, governos, empresas e sociedade civil estão construindo parcerias para um futuro sustentável.
Clima
O chefe da ONU citou ainda o Acordo de Paris, segundo ele uma “conquista histórica para o multilateralismo” que “complementa e reforça a Agenda de Desenvolvimento Sustentável”.
Ban destacou que os ODSs são “abrangentes, interligados e universais” e que todos “precisam agir”.
Ele disse ainda que até o final de 2017, o objetivo é recrutar 1 milhão de agentes de transformação que vão espalhar a informação para 2 bilhões de pessoas.
Colaboração
Com esse objetivo, Ban afirmou que a ONU está trabalhando com governos, sociedade civil e atores na imprensa e na área de propaganda.
Segundo ele, “é preciso construir uma plataforma colaborativa para alcançar a plena promessa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.
“Quinze anos pode parecer um longo tempo, mas pode passar em um piscar de olhos”, disse o chefe da ONU, ressaltando que “não há tempo a perder”.
Ban pediu o compromisso de todos, neste e em cada dia, para trabalhar “sem descanso para paz, prosperidade, dignidade e oportunidade para todos em um planeta saudável”.
Aplicativo Móvel
Nesta segunda-feira, em colaboração com parceiros, a ONU lançou um aplicativo móvel para fornecer um fórum global sobre os ODSs.
No lançamento da iniciativa, a subsecretária-geral da ONU para Comunicações e Informação Pública, Cristina Gallach, afirmou que ela “conecta pessoas e ativistas que querem fazer a diferença no mundo”.
Para Gallach, o aplicativo “trará os ODSs para mais perto das pessoas e vai ajudar a torná-los mais compreensíveis e relacionáveis à vida cotidiana”. (Rádio ONU/ #Envolverde)
* Publicado originalmente no site da Rádio ONU.

Nenhum comentário: