Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de abril de 2016

PORTO ALEGRE : AGAPAN COMEMORA 45 ANOS !!!




Ao comemorar 45 anos de atuação 100% voluntária no dia 27 de abril, amanhã, quarta-feira, a Associação Gaúcha de Proteção do Ambiente Natural (Agapan) renova seu ativismo ecológico com homenagens a associados que se destacam pelas contribuições dadas às lutas da entidade e lança a campanha “... é vida”. A confraternização acontece no Boteco Matita Perê, na Cidade Baixa, às 19h30. Neste ano, os homenageados são a geógrafa Lia Luz Livi, o advogado Caio Lustosa e o arquiteto e biólogo Francisco Milanez.

As comemorações prosseguem no sábado, dia 30, às 10h, na Feira de Agricultores Ecológicos, na primeira quadra, próxima à igreja Santa Teresinha. O atual presidente, Leonardo Melgarejo, ex-presidentes, membros e amigos da Agapan poderão falar sobre os aspectos históricos da primeira entidade ambiental do Brasil e, nesse formato de associação, a primeira ONG ambiental do mundo. Melgarejo deve falar sobre Agroecologia, agrotóxicos, transgênicos e alimentos orgânicos. Também haverá sarau poético com Mário Pirata, roda de chimarrão e entrega de folheto histórico da entidade. Na ocasião, será cantado “Parabéns”, com um bolo comemorativo.

Defesas e lutas

Inspirada no lema da entidade, “A vida sempre em primeiro lugar”, a campanha vai lembrar a primeira das muitas lutas vitoriosas da Agapan, que foi a criação da legislação contra a poda indiscriminada das árvores de Porto Alegre. Para recordar a atuação nos últimos 45 anos, ao longo deste ano a campanha “... é vida” vai destacar os principais temas ambientais defendidos pela entidade, como agroecologia, arborização urbana, a defesa da Orla do Guaíba, o alerta sobre os riscos da contaminação do ar e da água pela celulose, os impactos dos megaprojetos hidrelétricos, da mineração e do carvão e da extração de areia dos rios, entre outras práticas que afetam o cotidiano das pessoas e que interferem inclusive nas mudanças climáticas.

“Neste ano em que completamos 45 anos de atuação e, como entidade ambiental, somos referência na luta e em diversas conquistas para a sociedade, questionamos o descumprimento e as frequentes tentativas de flexibilização das leis ambientais, muitas vezes não cumpridas, a falta de fiscalização e de investimentos em saneamento básico e na estruturação de equipes técnicas em quantidade e qualidade de órgãos que deveriam zelar pela proteção ambiental”, analisa o presidente Leonardo Melgarejo, ao salientar o convite para as comemorações. “Curta nossa página no facebook, acompanhe e participe de nossas atividades de comemoração”, finaliza.


AGAPAN 45 ANOS: UM COLETIVO DE TRABALHO VOLUNTÁRIO 

A Vida Sempre em Primeiro Lugar!


Fonte: Imprensa Agapan

Nenhum comentário: