Powered By Blogger

domingo, 3 de abril de 2016

Derramamento de óleo ameaça rios na Amazônia

Rio na Amazônia peruana: vazamentos de petróleo ameaçam a biodiversidade. Foto: Del-Uks/Flickr/(cc)
Rio na Amazônia peruana: vazamentos de petróleo ameaçam a biodiversidade. Foto: Del-Uks/Flickr/(cc)
Vazamentos de petróleo em grandes proporções na Amazônia peruana, desde janeiro, disparam um alerta para os impactos negativos aos rios e à população. O óleo atingiu os rios Chiriaco e Morona, no Noroeste do país, prejudicando comunidades ribeirinhas e indígenas.
Por Bianca Paiva, da Agência Brasil –
O acidente no oleoduto da empresa Petroperu ocorreu na bacia Rio Marañon, que é um afluente do rio Amazonas. De acordo com o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Adalberto Luís Val, apesar de atingir o lado peruano, as consequências são para todo o bioma da Amazônia.
“A gente precisa pensar na Amazônia como um bioma ocorrendo em todos os países simultaneamente. Não importa muito aonde a gente tenha um desafio ambiental. Ainda que esse acidente esteja ocorrendo no Peru ele vai afetar o ambiente como um todo”, afirmou.
Segundo o pesquisador, parte do petróleo é solúvel em água e imperceptível, mas tóxico, podendo causar tumores nos peixes. Ele explica que a parte sólida, que fica na superfície da água, é preocupante para algumas espécies típicas da região.
“Uma boa parte dos peixes desenvolveu a capacidade de respirar na interface da água com o ar, ou mesmo respirar ar diretamente, como é caso do pirarucu. Quando em ambientes contaminados com petróleo, que forma uma fina camada sobre a superfície da coluna de água, as estratégias que eles desenvolveram para poder lidar com a baixa disponibilidade de oxigênio na água acabam contaminando os animais”, explicou.
Adalberto Luís Val esclarece que a água contaminada por petróleo contem compostos tóxicos que são prejudiciais para humanos. “Se eles estiveram internalizados pelos peixes e estiverem presentes na musculatura dos animais prejudicam os consumidores de peixes. Ou se os compostos estiverem dissolvidos na água em níveis significativos, a água se torna inapropriada para consumo humano”, alertou Val.
No final do mês passado, o governo peruano decretou situação de emergência em 16 comunidades amazônicas por causa do vazamento de petróleo nos rios que são fornecedores de água potável. O decreto tem validade de 60 dias e prevê que as famílias recebam ajuda humanitária e auxílio nas ações de limpeza.
A assessoria de imprensa do Ibama informou que a mancha de óleo está a 700 quilômetros da Amazônia brasileira e tem poucas chances de cruzar a fronteira. (Agência Brasil/ #Envolverde)
* Edição: Beto Coura.
** Publicado originalmente no site Agência Brasil.

Nenhum comentário: