Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Reunião falha e capivaras na Pampulha continuam sem destino

17 de abril de 2015 

Capivaras capturadas nesta terça (30), estão em cativeiro no Parque Ecológico da Pampulha
Capivaras capturadas nesta terça (30), estão em cativeiro no Parque Ecológico da Pampulha
Não houve acordo sobre o destino das capivaras da orla da Pampulha durante audiência de conciliação presidida pelo juiz da 20ª Vara Federal, Itelmar Raydan, realizada nesta terça-feira (14). Desde setembro, a PBH empreende a retirada desses roedores que vivem no principal cartão postal da cidade, ao custo de mais de R$ 2 mil por animal, sob o argumento de que estariam contaminados com o vírus da febre maculosa.
Estresse, fome e recolhimento em cativeiro impróprio teriam provocado a morte de 20 dos 52 roedores capturados pela prefeitura. “Nas condições atuais, os animais até agora sobreviventes também morrerão”, alerta o relatório da visita técnica às capivaras mantidas em cativeiro, coordenada pelo veterinário Leonardo Maciel.
Chefe da Divisão Especializada de Proteção de Meio Ambiente da Polícia Civil, a delegada Margaret de Freitas Assis Rocha informou que aguarda o laudo da perícia técnica para concluir a investigação de denúncia de maus-tratos contra as capivaras capturadas pela Prefeitura de Belo Horizonte e mantidas em cativeiro.
O procedimento foi aberto na Delegacia de Especializada de Crimes contra o Meio Ambiente e Conflitos Agrários depois de denúncia do Movimento Mineiro pelo Direito dos Animais. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente negou a prática de maus-tratos, embora reconheça a ocorrência de óbitos desses animais.
“A prefeitura insiste em não fazer o manejo ético das capivaras (castrar machos e fêmeas, combater os carrapatos) e devolvê-las à orla da Pampulha, sob o argumento de que não tem dinheiro para isso” Adriana Araújo, coordenadora do Movimento Mineiro pelos Direitos Animais.
Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário: