Powered By Blogger

terça-feira, 7 de abril de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Cidades
Ano 15
07/04/2015

 

Geral

 
  Após pressão do Ministério Público Federal (MPF) e de moradores que conseguiram organizar um abaixo-assinado com 24 mil apoiadores, a Cyrela congelou o projeto que previa a construção de um condomínio em área de preservação permanente ao lado do Parque Burle Marx, no Panamby, zona sul de São Paulo. Seriam cortadas 1.034 árvores nativas que estão em área de várzea do Rio Pinheiros para a construção do empreendimento. Os outros dois parceiros do projeto, a Brookfield e a Camargo Corrêa, ainda tentam licenças no governo municipal para viabilizar novos prédios no terreno de 717 mil metros quadrados quase às margens do Rio Pinheiros, o único ainda com mata fechada na região OESP, 7/4, Metrópole, p.A14.
  Aos poucos, o Mercadão de Pinheiros, com 39 boxes, começa a mudar de cara. Uma espécie de aperitivo da nova fase ocorreu em outubro do ano passado, com a chegada da Comedoria Gonzales, do chef Checho Gonzales. Mas a fase de maiores mudanças deve começar em julho, quando o chef Alex Atala (D.O.M., Dalva e Dito e Riviera), por meio do Instituto ATÁ, vai administrar cinco pontos. Nos últimos dias, Atala tem dedicado parte de seu tempo a convidar alguns profissionais a trabalhar ali. O próprio Instituto ATÁ, de Atala, e a ONG Instituto Socioambiental cuidarão de dois pontos no lugar. Eles serão dedicados à Amazônia e à Mata Atlântica. O pacote de revitalização inclui ainda um cronograma de atividades culturais e educativas nas áreas comuns para gerar interesse do público pelo local Veja SP, 8/4, Cidade, p.24-25.
  "A necessidade de um novo modo de lidar com a água não deve ficar restrita a regiões que enfrentam períodos de forte estiagem, como a Califórnia ou a cidade de São Paulo. É um desafio global, alerta a ONU. Em recente relatório da entidade, Água para um Mundo Sustentável, estima-se que, caso se mantenha o atual padrão de gestão da água, o planeta deve enfrentar até 2030 um déficit hídrico de até 40%. A ONU enfatiza que uma governança mais sustentável da água é possível em todas as regiões do mundo, e não apenas nos países desenvolvidos. Que o País saiba aproveitar as recomendações da ONU. Afinal, sustentabilidade é responsabilidade. Com o presente e com o futuro", editorial OESP, 7/4, Notas e Informações, p.A3.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: