Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de abril de 2015



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Belo Monte, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Violência
Ano 15
22/04/2015

 

Direto do ISA

 
  Roberto Vizentin reconheceu que populações de Reservas Extrativistas foram impactadas pela construção da hidrelétrica na região de Altamira (PA) Direto do ISA, 20/4.
  Em entrevista ao ISA, ministro da Secretaria Geral da Presidência diz que governo está empenhado em assinar novas portarias e decretos de Terras Indígenas ainda este ano, mas repete discurso de que paralisação de processos demarcatórios pretende evitar ações judiciais e conflitos Direto do ISA, 19/4.
  
 

Povos Indígenas

 
  Uma equipe multidisciplinar de cientistas americanos e venezuelanos, liderados por pesquisadores do Centro Médico Langone, da Universidade de Nova York, descobriu a coleção mais diversificada de bactérias corporais já vistas em seres humanos em uma tribo isolada de índios yanomâmi, localizada em regiões remotas da floresta amazônica no Sul da Venezuela. O estudo foi publicado nesta sexta-feira na revista "Science Advances". O levantamento mostra como antibióticos modernos e dietas industrializadas reduzem significativamente a diversidade do microbioma humano. Trata-se de um efeito grave, considerando que as trilhões de bactérias que vivem no corpo e sobre ele são cada vez mais encaradas como vitais para nossa saúde O Globo, 18/4, Sociedade, p.29; FSP, 20/4, Ciência, p.C5.
  Uma aldeia no norte de Roraima sediará, na quinta (23), um júri popular integrado só por indígenas, o primeiro do Brasil. Com dois réus da etnia macuxi acusados de tentativa de homicídio, o caso será decidido segundo a legislação penal. A novidade é elogiada pelo Judiciário, mas antropólogos afirmam que os índios estão apreensivos. O corpo de jurados tem 30 índios de quatro etnias. Sete serão sorteados para o júri. Estarão presentes no julgamento 150 líderes de 72 comunidades FSP, 19/4, Poder, p.A10.
  "O Brasil não tem ideia da riqueza humana e cultural que se perde ao insistir em uma política que não se cansa de tentar transformar índios em pobres, "integrados" às levas de marginalizados que ocupam as periferias das grandes cidades. Nesse Dia do Índio, convidamos a sociedade brasileira a se somar ao apelo para que o STF reconheça o caráter reparatório da política de demarcação de terras indígenas e abandone quaisquer interpretações restritivas do artigo 231 da Constituição que resultem na anulação de processos de demarcação. Não podemos aceitar que os povos indígenas sejam novamente penalizados em um conflito que tem o Estado brasileiro como principal responsável", artigo de Maria Rita Kehl e Daniel Perri FSP, 19/4, Opinião, p.A3.
  O Facebook republicou na noite de sexta (17) uma foto de um casal de índios botocudos que havia sido bloqueada do perfil do MinC (Ministério da Cultura) na rede social, após o ministro Juca Ferreira ter dito que processaria a empresa pelo que qualificou como "censura". A imagem, de 1909, foi reincorporada à postagem original no Facebook da quarta (15). A foto integra o site Portal Brasiliana Fotográfica, com registros históricos dos séculos 19 e 20. No momento em que republicou a foto, o Facebook afirmou que "não é fácil" equilibrar a livre expressão com uma "experiência confortável para a nossa comunidade global e culturalmente diversa" FSP, 18/4, Poder, p.A8.
  
 

Amazônia

 
  O desmatamento da Amazônia Legal foi de 58 km² em março de 2015, um aumento de 195% em relação ao mesmo mês no ano anterior, quando foram derrubados 20 km² de florestas. Os dados são do monitoramento produzido pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Imazon. Os dados revelaram tendência de aumento da devastação em todos os meses de 2015. Foram registradas taxas de desmatamento de 288 km² em janeiro e de 42 km² em fevereiro - o que representa um aumento de 169% e 282%, respectivamente, em comparação com os mesmos meses de 2014. Os Estados que mais sofreram com o desmatamento em março de 2015, segundo o SAD, foram Mato Grosso (76%) e Amazonas (13%) OESP, 21/4, Metrópole, p.A10.
  
 

Água

 
  A Sabesp quer ampliar em 36% a captação de água prevista no futuro Sistema São Lourenço, em construção há um ano no Vale do Ribeira, para tirar mais 500 mil pessoas da área de cobertura do Cantareira. A conclusão da obra está prevista para outubro de 2017 e é vista como mais uma alternativa para ajudar a recuperar o manancial. A estatal já fez pedido aos órgãos reguladores estadual e federal para aumentar a outorga que libera a retirada de água do São Lourenço dos atuais 4,7 mil litros por segundo para 6,4 mil l/s e, assim, conseguir levar a água captada na Represa Cachoeira do França, em Ibiúna, a 83 km da Grande São Paulo, até o município de Osasco, que hoje ainda é abastecido parcialmente pelo Cantareira OESP, 20/4, Metrópole, p.A13.
  Adonai Lacruz, administrador do Instituto Terra, começa a falar com naturalidade como se não fosse espantosa cada frase do que está dizendo: "O primeiro sonho já está realizado. O instituto plantou uma floresta. Foram dois milhões de mudas plantadas que cresceram e hoje são árvores. Os 700 hectares da fazenda estão cobertos. O viveiro produziu, ao todo, quatro milhões de mudas, em 16 anos, para nós e outros projetos. Agora estamos começando outro sonho: proteger todas as nascentes do Vale do Rio Doce. Vai levar 30 anos". Transformar uma terra seca numa floresta que hoje enche os olhos de verde é muito, mas fazer um programa para todo o vale parece loucura. O rio vai de Minas ao Espírito Santo O Globo, 19/4, Sociedade, p.38 e 39.
  A crise de abastecimento na Grande SP levou o governo do Estado a adiantar a programação de obras previstas para 2035. Os projetos que podem ser antecipados constam do plano diretor de abastecimento de água da metrópole, feito em 2005 pela Sabesp e revisto a cada dez anos. Um deles é considerado prioritário pela cúpula da estatal. Trata-se da construção de um conjunto de adutoras que poderá levar grandes volumes de água a regiões hoje atendidas pelo sistema Cantareira, o maior da Grande São Paulo e em situação crítica desde o ano passado FSP, 22/4, Cotidiano, p.C1.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  "Se atuarmos rápida e corajosamente, podemos começar a descarbonizar a economia global e limitar as mudanças climáticas. É por isso que nós, da Earth League (Liga da Terra) -uma rede internacional de cientistas estudiosos das mudanças globais-, lançamos hoje a 'Declaração da Terra', um conjunto de oito ações essenciais às discussões da Cúpula do Clima (COP21), em Paris, em dezembro. Na COP21, o Brasil deve apoiar e defender um acordo ambicioso, equitativo e cientificamente embasado, limitando o aquecimento a 2oC", artigo de Carlos Nobre FSP, 22/4, Tendências/Debates, p.A3.
  "O escritor Jonathan Franzen, em ensaio na revista "The New Yorker", e o filósofo Dale Jamieson, no livro "Razão em Tempos Escuros", causaram polvorosa apontando o fracasso da luta contra o aquecimento global. Jamieson ao menos crê que a humanidade pode se adaptar, se banir o carvão e reciclar ideias morais corriqueiras", artigo de Marcelo Leite FSP, 19/4, Ilustríssima, p.3.
  
 

Geral

 
  Reportagem acompanhou o trabalho de pesquisadores do Projeto Meros do Brasil. Os meros recebem transmissores acústicos que permitem monitorar seus movimentos ao longo da costa, para melhor protegê-los. Espécie está criticamente ameaçada de extinção no Brasil. A costa do Paraná é um dos últimos lugares onde essas garoupas gigantes ainda podem ser encontradas com alguma abundância em águas brasileiras, depois de terem sido quase exterminadas nas décadas de 1980 e 1990. A espécie é protegida por uma moratória federal desde 2002, mas sua recuperação é lenta -OESP, 19/4, Metrópole, p.A24 e A25.
  Em 2014, a cada semana, ao menos dois ambientalistas morreram no mundo, vitimados por causa das bandeiras que defendiam. A conta é da ONG Global Witness, que identificou 116 assassinatos (aumento de 22% sobre 2013) de militantes em 17 países, 29 deles no Brasil, líder do ranking. A organização divulgou os números no relatório "Quantos mais?", publicado na segunda-feira. Somente na América Latina foram 87 casos. Embora apareça em quarto lugar quando contabilizados os números absolutos, com 12 mortes, Honduras recebe atenção especial no documento, uma vez que registra os maiores índices per capita nos últimos cinco anos O Globo, 21/4, Sociedade, p.22.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: