O Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, comunicou nesta quinta-feira (9) a representantes de entidades ambientalistas e de defesa de direitos de animais que vai incluir na pauta da próxima semana o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 466/15, que propõe medidas para evitar atropelamentos de animais em rodovias. Os ambientalistas e pesquisadores estavam acompanhados do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), autor da proposta.
Os representantes de entidades como o WWF, o Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas da Universidade Federal de Lavras, a Rede Nacional Pro Unidades de Conservação, o Instituto Brasília Ambiental, entre outros, defendem a aprovação do projeto para que o País disponha de uma política nacional sobre o tema, unificando iniciativas locais e permitindo a implantação e um banco de dados.
Entre as medidas previstas no projeto está a de que estudos de viabilidade técnica e ambiental e estudos de impacto ambiental – relativos ao planejamento, construções, reformas e duplicação de estradas, rodovias e ferrovias deverão prever a adoção de medidas mitigadoras do número de acidentes envolvendo animais silvestres.
O professor Alex Bager, do Departamento de Biologia Universidade Federal de Lavras, lembrou que dados de pesquisa da universidade, exibidos em matéria do programa Fantástico do dia 22/03, mostram que, por ano, 475 milhões de animais silvestres são atropelados em estradas brasileiras.
O deputado Ricardo Izar ainda lembrou que o tema foi debatido na Câmara nesta quinta-feira em audiência pública da Comissão de Meio Ambiente.
Fonte: Câmara dos Deputados
Nenhum comentário:
Postar um comentário