Pelo segundo dia consecutivo peixes foram encontrados mortos na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Imagens feitas nesta sexta-feira (10) mostraram urubus na margem da lagoa. As competições de remo e canoagem nas Olimpíadas de 2016 serão realizadas no local.
Em nota, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que as chuvas intensas que ocorreram na Cidade e um aumento do nível do mar ocasionaram uma grande entrada de água na Lagoa, causando um choque térmico. A variação de temperatura apontado pelo monitoramento foi de até menos 4º.
A concentração de oxigênio dissolvido nesta sexta é de 6.5 mg/L e a lagoa tem 50 centímetros de nível, dentro da normalidade, o que indica que a morte destes poucos peixes da espécie Savelha, tenha ocorrido em função da queda rápida da temperatura.
Ainda segundo a secretaria, as ações de monitoramento estão intensificadas pelas equipes da SMAC, COMLURB e Rio Águas, responsáveis pelas operações no local. A Lagoa é monitorada 24 horas por dia e a cada hora. A boia que fica no meio da Lagoa emite boletins que são analisados em tempo real.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário