Powered By Blogger

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Limpeza de mangue em Florianópolis


Sapatos, garrafas, sacolas plásticas e até dois vasos sanitários foram recolhidos por voluntários que, no sábado pela manhã, participaram de uma limpeza no manguezal do Itacorubi, em Florianópolis.

Com a ação, o Instituto Mangue Vivo quer chamar a atenção para o descaso com esse importante recurso da natureza.

A atividade marcou o Dia Mundial de Preservação dos Manguezais, comemorado ontem. Também chamou a atenção a carcaça de um computador encontrado no local. O grupo, formado principalmente por estudantes, usou um centena de sacos de lixo, com capacidade para 100 litros, para depositar o material, que posteriormente seria recolhido pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).

No mundo existem cerca de 162 mil quilômetros quadrados de manguezais, 25 mil deles no Brasil. Eles ocorrem ao longo do litoral brasileiro, margeando estuários, lagunas e enseadas, desde o Cabo Orange, no Amapá, até o Município de Laguna, em Santa Catarina, estado que concentra 12% dos manguezais brasileiros.

Pela importância, áreas protegidas por lei no Brasil

No Brasil os mangues são protegidos por legislação federal, devido à importância que representam para o ambiente marinho. São fundamentais para a procriação e o crescimento dos filhotes de vários animais, como rota migratória de aves e alimentação de peixes. Além disso, colaboram para o enriquecimento das águas marinhas com sais nutrientes e matéria orgânica.
*******************************************
FONTE : ÂNGELA BASTOS (DC - Florianópolis)

2 comentários:

Ainz Ooal Gown disse...

James, muito bom seu blog, é interessante a parte que tem uma contagem dos animais que estão morrendo a cada segundo em todo o planeta...
Tenho um debate para fazer sobre o meio ambiente X desenvolvimento
dai gostaria de saber se você pode me dizer algumas soluções para o descaso que ocorre em relação aos manguesais, uma alternativa, ou algo parecido. O exemplo de um caso concreto que estou estudando é o da duplicação da rodovia AL 101 Sul, na qual uma grande parcela de manguesais foram devastados,aterrados.
Então quero saber de você, uma pessoa que tem mais conhecimento sobre o assunto, quais soluções possíveis para evitar que ocorra essas pervesidades com o meio ambiente?
Se possível fale comigo pelo meu email: leo_btt_jiu-jitsu@hotmail.com
Desde já obrigado!!!

Anônimo disse...

Muito legal, me ajudou em um trabalho escolar. Obrigado