Powered By Blogger

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Jovens cobram ações efetivas para a questão ambiental brasileira


Com o intuito de conclamar a sua participação enquanto movimento socioambiental, a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rejuma, realizou na última sexta-feira (25/07), durante o terceiro dia do VI Fórum de Educação Ambiental, um manifesto para sinalizar a sua insatisfação com a atual situação da política ambiental brasileira.

Em meio à participação do Ministro Calos Minc, Meio Ambiente, na mesa redonda sobre Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, jovens de diversas regiões do país, que compõem a Rejuma, realizaram uma iniciativa simples e objetiva que chamou a atenção de toda a platéia presente.

O ministro manteve um discurso político, enquanto o manifesto dos jovens apontou para a necessidade e importância de um posicionamento a favor de uma política justa de responsabilidade sobre os danos causados ao Meio Ambiente. “O manifesto é importante porque dá voz a juventude ambientalista brasileira, a partir de um documento construído a várias mãos, por jovens de todas as regiões do país, que acreditam e fazem deste, um mundo melhor”, afirmou. Diogo Damasceno Pires, Coletivo Jovem-GO, da Rejuma.

Para dar continuidade às atividades referente ao mês da Mobilização da Juventude pelo Meio Ambiente, o manifesto apontou para reivindicações ambientais importantes, entre elas: a aprovação do PEC 115/150 (PEC do Cerrado e da Caatinga); não desmantelamento do Código Ambiental Brasileiro; a continuidade da Política Nacional de Educação Ambiental através dos coletivos jovens, coletivos educadores, salas verdades e das Conferências de Meio Ambiental, tanto a adulta como a infanto-juvenil; e, a efetivação do Programa Nacional de Juventude e Meio Ambiente. Para conhecer o documento, acesse o site http://www.rejuma.org.br.
****************************************************
FONTE : Efraim Neto, para a Envolverde

Nenhum comentário: