Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Estudo reforça ligação entre aumento do nível do mar e aquecimento global


Segunda a nova pesquisa, que foi publicada nesta semana (31 de julho de 2009) no periódico Nature Geoscience, os oceanos devem subir entre 7 e 82 centímetros neste século, levando em conta um aumento de temperatura variando de 1,1°C a 6,4°C.

Intitulado “Constraints on future sea-level rise from past sea-level change”, o estudo realizado pelo pesquisador Mark Sidall da Universidade de Bristol avaliou corais fossilizados e medidas de núcleos de gelo para calcular a variação dos oceanos nos últimos 22 mil anos.

A pesquisa vem reforçar os alertas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) que desde 2007 avisa que os oceanos devem subir de 18 a 59 centímetros até 2100.

O IPCC afirma que o nível do mar vai subir conforme o aumento da temperatura. Portanto, a situação será mais grave se o homem continuar a liberar imensas quantidades de gases do efeito estufa na atmosfera agravando o aquecimento global.

Países localizados em ilhas ou com baixa altitude, assim como regiões de deltas de rios, deverão enfrentar conseqüências catastróficas se o oceano realmente subir algo próximo aos 50 cm.
************************************
FONTE : Redação do Carbono Brasil (Envolverde/Carbono Brasil)

Nenhum comentário: