Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Cerrado, Energia, Licenciamento Ambiental, Povos Indígenas, Trabalho Escravo, UCs, Violência no Campo, Política Socioambiental
Ano 17
06/12/2017


Povos Indígenas



No AM, Funai e militares acham garimpo em área de índios isolados

A Funai e o Exército encerraram uma expedição à área da Terra Indígena Vale do Javari (AM), onde teria ocorrido um possível massacre de índios isolados em setembro passado. A expedição encontrou garimpeiros ilegais atuando dentro e fora da área habitada por grupos de índios isolados, dos quais não se conhece a língua ou etnia. Mas encontrou também sinais de presença recente dos índios em atividades cotidianas como roças e caminhadas em trilhas, que seriam indicativos de um dia a dia normal, sugerindo a hipótese de que o grupo localizado não tenha sido, ao menos, vítima de ataques recentes. Dez balsas de garimpo foram destruídas, houve apreensão de ouro, equipamento e armas - FSP, 6/12, Poder, p.A10.

Cinco décadas de manchetes sobre conflitos e mortes de indígenas

Criada em resposta a genocídios de indígenas e denúncias de corrupção, Funai completa 50 anos em estado de "crise permanente". Indígenas enfrentam aumento da violência e resistência organizada no centro do poder. - Deutsche Welle, 5/12.

'A presença do índio protege a floresta melhor do que um exército de guardas florestais', diz Aílton Krenak

"O efeito do rompimento da barragem da Samarco foi um colapso. Muitas pessoas ficaram em choque tão contínuo que não conseguiram retomar seu cotidiano. E, antes que pudessem se recuperar, as corporações derramaram sobre as famílias um pacote tão abrangente de assistência que elas se tornaram reféns disso. Fico até desconfiado sobre se a estratégia não é para que os índios não consigam voltar a reconstituir suas atividades. A população precisa entender que a presença do índio protege a floresta melhor do que um exército de guardas florestais", diz Aílton Krenak em entrevista - O Globo, 6/12, Página 2, p.2.

Exposição em SP reúne estudos médicos de índios huni kuin

Com mais de 13 mil pessoas, os Huni Kuin representam a maior população indígena do Acre. Entre eles, há uma divisão de 36 tribos, cada uma das quais com sua própria história, ensinamentos e diferentes métodos de cura. Em 1988, o pajé Agostinho teve a iniciativa de reunir pesquisas realizadas pelas tribos da região, como o registro de plantas medicinais. Parte deste resultado pode ser visto na exposição "Una Shubu Hiwea - Livro Escola Viva", a partir de hoje, no Itaú Cultural. A mostra reúne desenhos, estudos, histórias e vídeos produzidos pelos próprios índios - FSP, 6/12, Ilustrada, p.C10.

 


Geral



Na floresta, Ibama usa ciência para verificar legalidade da madeira

O Ibama rastreia a origem das toras presentes em serrarias da região de Colniza (MT) e, com análises em meio à mata, verifica se são legais. O resultado deve corresponder exatamente aos sinais observados na tora que chegou à indústria. Um resultado negativo, ou seja, que não sustenta uma correspondência com a toras armazenadas na serraria, é um indicativo seguro de que a madeira é proveniente de uma área diferente daquela que havia sido autorizada -muito provavelmente, de áreas protegidas, como terras indígenas ou unidades de conservação - FSP, 6/12, Ciência, p.B7.

Desmate do cerrado é economicamente irracional, diz estudo

Levantamento divulgado ontem pelo Ipam indica que boa parte do desmatamento no cerrado para a prática da agricultura é economicamente irracional. Segundo o estudo, 5,6 milhões de hectares da soja plantada no cerrado estão em áreas de alto ou médio risco produtivo, inadequadas para a agricultura. Essas áreas representam 27% de toda a área de soja no cerrado. Os produtores não só estão plantando em áreas de baixa produtividade, onde o padrão de chuvas é irregular e o solo não é bom, como eles estão deixando de produzir em regiões mais adequadas para a agricultura, que já foram abertas para a pecuária e não "precisariam" ser desmatadas - FSP, 6/12, Ciência, p.B7.

EDP, CTG e Furnas antecipam obra de hidrelétrica

A primeira máquina da UHE de São Manoel, que terá 700 megawatts de potência, entrou em operação em testes na noite da última segunda-feira, com seis meses de antecipação em relação ao prazo determinado no leilão em que o projeto foi licitado, marcando o terceiro projeto da EDP Energias do Brasil a começar a operar antes do previsto pelo contrato. A usina hidrelétrica fica no rio Teles Pires, na divisa entre Mato Grosso e Pará, e pertence a um consórcio formado pela EDP, Furnas e China Three Gorges (CTG), cada uma com um terço do projeto. A primeira máquina tem 175 megawatts de potência - Valor Econômico, 6/12, Empresas, p.B2.

AGU defende portaria do trabalho escravo

A Advocacia Geral da União (AGU) enviou ontem um parecer ao STF defendendo a portaria do governo que alterou as regras de fiscalização do trabalho escravo. No parecer, a AGU argumenta que as mudanças feitas pela portaria na definição de trabalho escravo conferiram “maior clareza, objetividade e segurança jurídica” para evitar que “infrações trabalhistas menos gravosas possam ser assim consideradas” - O Globo, 6/12, Economia, p.20.

Uma voz contra a violência no campo

Após o assassinato de dois amigos ambientalistas, o jornalista Felipe Milanez tornou-se pesquisador dos conflitos na Amazônia. Ele colabora com relatórios internacionais e organiza seminários para denunciar ameaças. Milanez transformou-se em uma influente voz na denúncia aos conflitos no campo no país. O Brasil é atualmente o país com a maior quantidade de assassinatos de ambientalistas no mundo, segundo relatório da ONG britânica Global Witness - O Globo, 6/12, Sociedade, p.27.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Ministério da Saúde e ICMBio formam força-tarefa para investigar raiva humana na Resex Rio Unini
Relator rejeita Projeto de Lei que liberaria a caça no Brasil
Indígenas do povo Mura apreendem búfalos em protesto contra destruição de aldeia e meio ambiente
Câmara aprova MP que desonera investimentos na exploração de petróleo e gás
Cerrado será monitorado por satélite
RR: Produtores poderão requerer licenciamento ambiental via internet
Governo lança plano para conservar 15 espécies de primatas
Brasil é o País mais perigoso para ambientalistas, diz Anistia Internacional
Webdossiê sobre a Flexibilização da Legislação Socioambiental Brasileira
Cooperativa de garimpeiros no Amapá era fachada de organização criminosa, diz MPF
Árvores de áreas alagáveis da Amazônia são grandes emissoras
Munduruku barram audiência sobre ferrovia que pode impactar seu território
Medida destrava recursos para unidades de conservação ambiental
MMA exonera superintendente do Ibama e volta atrás em menos de 24h

Nenhum comentário: