Powered By Blogger

terça-feira, 5 de dezembro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Cidades, Compensação Ambiental, Energia, Mata Atlântica, Povos Indígenas, Quilombolas
Ano 17
05/12/2017


Direto do ISA



Mulheres Wauja participam de oficinas de boas práticas com pimentas

A atividade, realizada na aldeia Piyulaga, Território Indígena do Xingu, tratou da gestão do trabalho e manejo das pimentas produzidas exclusivamente pelas mulheres - Blog do Xingu/ISA, 5/12.

Aru, primeira revista de pesquisa intercultural da Bacia do Rio Negro, será lançada em Manaus

Publicação periódica semestral visa o intercâmbio entre conhecedores e pesquisadores indígenas e não indígenas que estudam ciclos e processos ambientais e sociais e suas transformações no noroeste amazônico - Direto do ISA, 4/12

"A violência contra os indígenas é o legado que a gente traz nas veias"

Kerexu Yxapyry, liderança da Terra Indígena Morro dos Cavalos (SC), fala sobre os recorrentes conflitos em seu território e evoca a importância das lutas traçadas por seus antepassados para que os Guarani continuem resistindo no país - ISA, 4/12.

 


Biodiversidade



Pesquisas recentes comprovam o poder das PANC na prevenção de doenças

"As Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) normalmente são vistas como mato, ervas daninhas ou invasoras das plantações. O que a maioria das pessoas não sabe é que elas possuem mais nutrientes, fibras, proteínas e compostos bioativos do que as convencionais, principalmente as que são cultivadas em larga escala, com agrotóxicos e solo pobre. Na culinária, as PANC são saborosas e versáteis. E o aumento do seu consumo pode ajudar a combater a fome, a melhorar a renda de pequenos agricultores locais e a preservar o meio ambiente", artigo de Juliana Carreiro - OESP, 4/12, Blog Comida de Verdade.

Boto amazônico é monitorado via satélite

Um projeto liderado por ONGs está monitorando via satélite botos em rios do Brasil, da Bolívia e da Colômbia. A iniciativa tem como objetivo coletar uma série de informações sobre os animais, incluindo a distribuição no vasto bioma amazônico, para traçar estratégias mais eficazes de conservação. No Brasil, o projeto é liderado pela WWF, que desde o início do ano já vinha utilizando drones para estimar as populações locais de botos. O monitoramento revelará dados importantes sobre a distribuição das populações de botos, sua genética e os impactos que elas sofrem com as construções de barragens, por exemplo - OESP, 5/12, Metrópole, p.A14.

 


Cidades



Respirar ar de São Paulo por 2 horas no trânsito é igual a fumar um cigarro

Respirar o ar de São Paulo por duas horas no trânsito é o mesmo que fumar um cigarro. Ao longo de 30 anos na capital, o pulmão dessa pessoa pode ficar igual ao de um fumante leve (que consome menos de dez cigarros por dia). É o que revelam dados preliminares de uma pesquisa que busca comparar a exposição do paulistano durante sua vida à poluição do ar com os impactos do cigarro. O trabalho, liderado pelo médico Paulo Saldiva, mede a quantidade de carbono no pulmão de mortos na capital, ao mesmo tempo em que investiga a vida do paciente. A poluição na cidade de São Paulo está 90% acima dos níveis considerados seguros pela OMS - OESP, 5/12, Metrópole, p.A12.

Estudo relaciona área verde e menos câncer no pulmão

Em vários cantos do mundo, uma série de pesquisas mostram os impactos positivos de ter parques e áreas verdes nas cidades. São trabalhos que apontam benefícios não só para a saúde cardiorrespiratória - os mais evidentes - como também para a melhoria do sistema imunológico, combate ao estresse, incentivo a fazer atividades física e até atenuar doenças mentais. Em São Paulo, um levantamento preliminar, divulgado na semana passada, sugeriu uma correlação entre áreas verdes e mais abertas e menos casos de morte por câncer de pulmão - OESP, 5/12, Metrópole, p.A12.

Governo aposta em lei e na volta da inspeção

"Nossa aposta é na aprovação do PL 300 (projeto de lei que define alterações na frota da cidade).. O texto prevê a volta da inspeção veicular e novas frotas de ônibus que adotem fontes de energia limpas e diversificadas. Com isso, a expectativa é de que haja uma redução de O2 de 50% após dez anos e de 100% em 20 anos; de 90% do material particulado em dez anos, chegando a 95% em 20 anos; e de 80% dos óxidos de nitrogênio em dez anos, chegando a 95% em 20 anos", diz Débora Diogo, do Comitê de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo - OESP, 5/12, Metrópole, p.A12.

Pela modernização das cidades

"Queremos aplicar os recursos e a capacidade de intervenção do Ministério das Cidades para proporcionar ao cidadão que vive nas cidades o direito ao acesso das condições básicas de saúde pública estrutural. A busca pela modernização das cidades, com destaque ao abastecimento de água e às redes de esgoto, gera um impacto direto na saúde e no desenvolvimento de uma vida mais digna", artigo de Alexandre Baldy, ministro das Cidades - FSP, 5/12,Tendências/Debates, p.A3.

 

OUTRAS NOTÍCIAS

Governo muda regras para compensação ambiental
MPF quer conclusão do processo de demarcação de terra da Comunidade Quilombola de Acupe, em Santo Amaro (BA)
Rio Branco/RR: Operação Irapuca combate tráfico de quelônios
Isenção trilionária é a cereja do bolo da entrega do pré-sal
Por que São Paulo ainda não conseguiu despoluir o rio Tietê?
Atlas de répteis destaca Cerrado e Caatinga como regiões importantes para conservação
“Querem fazer com a Amazônia o que fizeram na floresta com Araucária”, diz Giem Guimarães

Nenhum comentário: