Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA


HOJE:
Amazônia, Clima, Mineração, Povos Indígenas, Ribeirinhos, Política Socioambiental
Ano 17
04/12/2017


Povos Indígenas



População indígena protesta contra mineração em São Gabriel da Cachoeira (AM)

Lideranças e professores indígenas acusam empresários de manipular audiência pública para instalação do campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a favor dos interesses do setor minerário na região - Direto do ISA, 2/12

Justiça anula licença de obra de Linhão na terra dos Waimiri Atroari

A Justiça Federal no Amazonas anulou a Licença Prévia do consórcio Transnorte Energia S. A. para construção de uma linha de transmissão de 750 quilômetros de energia elétrica entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR). Destes, 122 quilômetros passarão em território indígena, mas os Waimiri Atroari não autorizaram a obra - Amazônia Real, 1/12.

 


Amazônia



Beiradeiros fazem autodemarcação de área no Pará

A portaria de criação do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Montanha e Mangabal foi assinada em setembro de 2013, mas o Incra até agora não fez sequer o georreferenciamento da área. Sem isso, dizem os moradores, a área fica mais vulnerável a invasores, além de atrasar a implantação de projetos extrativistas. Cansados de esperar o PAE sair do papel, os "beiradeiros", assim chamados por morarem às margens do rio Tapajós, decidiram assumir a tarefa, marcando os limites do território. Durante cinco dias, os ribeirinhos, apoiados por guerreiros indígenas, percorreram 17,5 km de floresta para fazer a "autodelimitação". Esta foi a segunda etapa da autodemarcação. Na primeira, em setembro, foram percorridos 18 km. A terceira e última fase ficou para o início do ano que vem - FSP, 3/12, Poder, p.A16.

A castanha sumiu

Comprar castanha-do-pará para as festas de fim de ano será tarefa mais difícil em 2017. "Não deu castanha. De 500 toneladas de uma safra razoável, não chegou a cinco neste ano. Muito, muito, muito fraco", diz Marcelo Salazar, sobre a área em que trabalha. Ele é coordenador-adjunto do Programa Xingu em Altamira, do Instituto Socioambiental. As mudanças no clima são a causa mais provável de uma queda de 70% na safra de castanha-do-pará, que atingiu todo o território da Amazônia. Para suprir a demanda, empresas ampliam leque de fornecedores e contato com estrativistas - FSP, 3/12, Caderno Especial O Futuro da Amazônia, p.2 a 3.

Ibama caça origem de madeira ilegal em Mato Grosso

A falta de controle sobre créditos de exploração florestal emitidos pelo Estado de Mato Grosso impulsiona um milionário esquema clandestino que financia o desmatamento, a grilagem de terras e ameaça áreas protegidas da última grande reserva de florestas nativas do Estado. Entre agosto de 2016 e julho de 2017, o volume autorizado para projetos de exploração madeireira foi de 7,1 milhões de metros cúbicos, um aumento de 54% em relação à média dos dois períodos anteriores. De acordo com o Ibama, parte desses documentos tem sido usada para "esquentar" madeiras de alto valor extraídas de áreas protegidas da região –em especial, das terras indígenas Cauahiva do Rio Pardo e Piripcura, que abrigam índios isolados - FSP, 2/12, Ciência, p.B7.

Plano para recuperar Amazônia dá renda a famílias de área estratégica

A meta do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg) é recuperar 12 milhões de hectares de florestas nativas até 2030. Para atingir o objetivo, o governo pretende intensificar os pagamentos por serviços ambientais às populações que vivem na floresta e aumentar o leque de alternativas econômicas que valorizem a proteção ao ambiente. O Programa Bolsa Verde, financiado pelo Fundo Amazônia, será aprimorado e ampliado em 20% a partir do ano que vem. O Bolsa Verde transfere renda para famílias em situação de extrema pobreza que vivem em áreas de relevância para a conservação ambiental. São R$ 300 reais a cada três meses para as famílias beneficiárias - FSP, 3/12, Caderno Especial O Futuro da Amazônia, p.6.

O futuro da Amazônia

O desafio de desenvolver a região amazônica sem comprometer seus recursos naturais foi o tema central do seminário O Futuro da Amazônia, que discutiu meios para diminuir a dependência da Zona Franca de Manaus, aproveitar melhor a biodiversidade da floresta e aperfeiçoar a economia extrativista - FSP, 3/12, Caderno Especial O Futuro da Amazônia, p.1 a 12.

 


Clima



Brasil está longe de cumprir suas metas climáticas

Quem acompanha a implementação dos compromissos que o Brasil impôs a si mesmo no âmbito do Acordo de Paris não tem dúvida: o país caminha na contramão de suas próprias políticas climáticas. Para além das crescentes emissões de carbono no país – que subiram 8,9% em 2016, tornando mais distante a meta de redução de 37% até 2025 –, o que mais preocupa as organizações ligadas ao clima são a falta de coordenação entre os atores estatais e a descontinuidade na implementação da agenda ambiental - FSP, 4/12, Ciência, p. B6

Falta de verbas ameaça centro de observação de desastres no Rio

Criado há seis anos, após as tempestades que mataram mais de 500 pessoas na Região Serrana do Rio, o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) está afundado em problemas financeiros e corre risco de interromper suas atividades. A previsão orçamentária para 2018 do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) destina apenas R$ 19,8 milhões para o órgão — cinco vezes menos do que em seu auge - O Globo, 4/12, Socieade, p.18.

Os bobos da Terra

"Para evitar morrer de calor, não adianta somente parar a emissão, mas desenvolver tecnologia para sugar o equivalente a 20 anos de emissão de gás tóxico. Mas quem quer mesmo salvar a Terra da morte do clima? Os EUA estão na condição de o único país do mundo que oficialmente rejeita o acordo. Uma posição inconveniente de um governante do qual muitos acham graça. Al Gore é o chato, mas o mais errado, Trump, não é nenhum bobo da corte", artigo de Paulo Delgado - O Globo, 4/12, Opinião, p.11.

 

Nenhum comentário: