Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de setembro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 17
27/09/2017

 

Povos Indígenas

 
  Apesar de decisões judiciais e de acordo, invasores resistem à saída da área. Há relatos de ameaças e aumento das tensões - Direto do ISA, 26/9.
  
 

Biodiversidade

 
  A sexta extinção em massa, que está sendo provocada pelos humanos, é uma séria ameaça à segurança alimentar, alerta relatório publicado ontem pelo grupo de pesquisas Bioversity International. "Se existe alguma coisa que não podemos permitir que seja extinta são as espécies que fornecem alimentos que sustentam cada uma das sete bilhões de pessoas no nosso planeta", escreveu Ann Tutwiler, diretora do grupo, no The Guardian. O relatório aponta que três quartos de todos os alimentos produzidos são derivados de apenas 12 culturas e cinco espécies animais, e isso deixa a cadeia produtiva vulnerável a pestes e doenças. "Dietas pobres acontecem em grande parte porque nós unificamos a alimentação num estreito conjunto de commodities e não estamos consumindo a diversidade", acreditam os pesquisadores - O Globo, 27/9, Sociedade, p.28.
  Debaixo das águas poluídas da Baía de Guanabara (RJ), há verdadeiros santuários marinhos. Raias, corais, botos, caranguejos, polvos e tartarugas lutam diariamente para sobreviver em meio a toda carga de sujeira que chega dos 16 municípios do seu entorno. Esses heróis da resistência revelam uma biodiversidade que muita gente julga perdida, e que agora é revelada pelo biólogo marinho Ricardo Gomes. Ele mergulhou durante um ano e meio em vários pontos do estuário, reconhecido pela ONU como Paisagem Cultural da Humanidade, e registrou imagens deslumbrantes, que resultaram no documentário "Baía Urbana" - O Globo, 26/9, Rio, p.14.
  "A necessidade de proteção urgente do que resta de nossa biodiversidade marinha não é capricho de ecochatos. Para além da própria pesca, que por causa dos abusos continuados é hoje em boa parte antieconômica e só se sustenta devido a polpudos subsídios bancados por impostos, a proteção dos ambientes marinhos poderia proporcionar geração de emprego e renda através do incentivo ao ecoturismo em parques nacionais e outras áreas marinhas protegidas, nas quais o uso público não-extrativo bancaria, além de oportunidades econômicas, a manutenção e fiscalização de refúgios essenciais para recuperar os estoques pesqueiros, arrasados em praticamente toda a costa", artigo de José Truda Palazzo Jr. e João Lara Mesquita - OESP, 27/9, Espaço Aberto, p.A2.
  
 

Política Socioambiental

 
  A diretora da área de Energia, Transporte Socioambiental e Saneamento do BNDES, Marilene Ramos, disse ontem que a criação da Taxa de Longo Prazo (TLP) vai fazer desaparecer os incentivos para projetos sustentáveis no banco, como nos financiamentos ao setor de energia eólica- Valor Econômico, 27/9, Brasil, p.A4.
  "Há evidentes retrocessos sob Temer, em particular nas áreas ambiental, fundiária e indigenista, dada a preferência desequilibrada pelos pontos de vista dos grandes produtores rurais", editorial - FSP, 27/9, Editoriais, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: