Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de setembro de 2017


Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
HOJE:
Amazônia, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Código Florestal, Energia, Licenciamento Ambiental, Mata Atlântica, Povos Indígenas
Ano 17
14/09/2017

Direto do ISA

Em artigo, dois dos maiores especialistas no país - Jean Paul Metzger e Carlos Joly - falam sobre o julgamento das ações contra à Lei de Proteção da Vegetação Nativa, que revogou o antigo Código Florestal - Blog do PPDS/ISA, 14/9.
Sete das 26 bases de proteção aos índios isolados foram fechadas nos últimos anos, entre elas a da região do provável massacre denunciado nesta semana, enquanto outras operam com precariedade - Direto do ISA, 14/9.
Acordo entre o relator e o governo remeteu o projeto para votação no Plenário da Câmara sem deliberação na Comissão de Finanças e Tributação - Direto do ISA, 14/9.

Áreas Protegidas

O plano de construção de um complexo termelétrico em Peruíbe, na Baixada Santista (SP), tem gerado controvérsia na cidade, alarmado biólogos e ambientalistas, preocupado o Ministério Público e movimentado deputados estaduais de São Paulo. Ainda em fase de licenciamento ambiental, o projeto é composto de uma termelétrica de gás natural, mais de 90 km de linha de transmissão, um terminal offshore de gás natural e 80 km de gasodutos. Os possíveis impactos ambientais do empreendimento, que pode vir a afetar estações ecológicas, áreas de proteção e aldeias indígenas levou, há duas semanas, à formação de uma frente parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo. "Querem transformar um dos poucos lugares que ainda possui partes intocadas da Mata Atlântica, em uma Cubatão", diz Teixeira - FSP, 16/9, Ciência, p.B9.
Incêndios de grandes proporções consumiam áreas de ao menos três unidades de conservação no Estado de São Paulo ontem. As chamas atingiram áreas da Reserva Biológica de Mogi Guaçu, o Parque Estadual de Campos do Jordão e o parque de Itapetinga, em Bom Jesus dos Perdões -neste último, o fogo foi controlado ainda na madrugada. Ainda não é possível estimar o tamanho da área devastada pelas chamas. As áreas em Mogi Guaçu são formadas por vegetação de Cerrado. No parque de Campos do Jordão, a vegetação predominante é de pinus e campos, ambos de alta combustão. O Parque Estadual Itapetinga já havia sido castigado por um grande incêndio há uma semana e estava sendo monitorado. As causas das queimadas estão sendo apuradas - FSP, 14/9, Cotidiano, p.B3; OESP, 14/9, Metrópole, p.A17.
O arquipélago de Alcatrazes, a 43 km de São Sebastião (SP), foi aberto para visitação ontem. A unidade de conservação tinha acesso restrito a pesquisadores autorizados pelo ICMBio. Agora, a entrada de visitantes está permitida para mergulho e passeios de barco. Continua proibido o desembarque no arquipélago, que tem terreno acidentado. Para chegar até o local, turistas devem contratar o serviço de empresas cadastradas no ICMBio. Alcatrazes tem 259 espécies de peixe, além de tartarugas, baleias e golfinhos. Também guarda a mais diversa fauna de corais das regiões sul e sudeste do Brasil. A atividade turística estava proibida no local desde os anos 1990, quando foi criado o Parque Nacional Marinho dos Alcatrazes - FSP, 14/9, Turismo, p.D12.

Amazônia

"Hoje, o açaí é importante elemento da economia regional, principalmente do Pará. São produzidas por ano mais de 200 mil toneladas de frutos de açaí, além de palmito e outros produtos, e o valor desta produção para a economia da Amazônia é considerável. Segundo estudos do economista Francisco da Costa, da Universidade Federal do Pará, o valor da produção do açaí fica atrás apenas da carne bovina e madeira tropical - vetores principais de desmatamento da floresta - entre produtos de origem animal e vegetal da Amazônia e com uma taxa de crescimento que o colocará em segundo lugar em poucos anos", artigo de Carlos Nobre Valor Econômico, 14/9, Opinião, p.A16.
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: