Powered By Blogger

terça-feira, 12 de setembro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agroecologia, Água, Amazônia, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Cerrado, Clima, Código Florestal, Licenciamento Ambiental, Povos Indígenas, Política Socioambiental
Ano 17
12/09/2017

 

Política Socioambiental

 
  Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência escreve à presidente da Suprema Corte, Carmem Lúcia, sobre julgamento das ações contra novo Código Florestal e pede proteção ao meio ambiente- Direto do ISA, 11/9.
  Mobilização também comemora dez anos da Declaração da ONU sobre Direitos Indígenas - Direto do ISA, 11/9.
  A área de aproximadamente 1.208.155 hectares estava em estudo de identificação pela Funai desde 2007 - Foirn, 12/9.
  Um levantamento do De Olho nos Ruralistas – com base em informações de organizações como o Instituto Socioambiental (ISA) – mostra que há pelo menos 25 Projetos de Lei tramitando no Congresso que configuram ameaças aos direitos dos povos indígenas e quilombolas - De Olho nos Ruralistas, 11/9.
  Está em um dos colegiados da Câmara dos Deputados o projeto que trata das novas regras para o licenciamento ambiental, cujo relatório foi apresentado no mês passado em comissão. "Vamos votar na próxima quarta. Houve entendimento. Eu mesmo tirei o relatório da pauta umas 20 vezes só este ano", diz o relator, deputado Mauro Pereira (PMDB-RS). O texto propõe não só simplificar, mas em alguns casos até acabar com o licenciamento ambiental obrigatório, como o que envolvem atividades agropecuárias. Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista, o deputado, Alessandro Molon (RedeRJ) diz que a oposição não aceita votar o projeto nas próximas semanas. Uma ideia é usar o regimento para obstruir sessões e forçar a reabrir o debate - OESP, 12/9, Metrópole, p.A17.
  
 

Clima

 
  O papa Francisco criticou ontem, durante uma coletiva de imprensa, aqueles que negam as evidências do aquecimento global. Francisco usou uma frase do Antigo Testamento. "O homem é um estúpido, é um teimoso que não vê. O único animal que tropeça duas vezes na mesma pedra", disse o pontífice, enquanto pedia para que sejam tomadas medidas rápidas para conter os efeitos do aquecimento global. "Quem nega as mudanças climáticas tem de ir aos cientistas e perguntar a eles. São claros e precisos", destacou Francisco - OESP, 12/9, Metrópole, p.A20.
  "Mesmo que não tenha sido causada pelo aquecimento global, há consenso de que a saraivada de furacões pode ter visto sua violência amplificada pela temperatura anormalmente alta da superfície do Atlântico. É previsível, e mesmo provável, que os furacões se tornem mais ferozes de agora em diante. Há que preparar as cidades costeiras para enfrentarem eventos extremos. Parte do investimento em adaptação deveria ser financiado pelos países que mais poluíram no passado; porém eles resistiram a incluir no Acordo de Paris a doação de US$ 100 bilhões anuais para tais ações. Compare-se com os prejuízos estimados de Harvey e Irma, apenas nos EUA: US$ 230 bilhões. Já se fala na proliferação de ações de perdas e danos contra grandes empresas poluidoras (petroleiras, por exemplo)", editorial - FSP, 12/9, Editoriais, p.A2.
  
 

Geral

 
  "De Canarana até o Xingu são quilômetros de fazendas com plantações de soja, milho e gado. Um deserto amarelo com um festival de anúncios de pesticidas em partes da estrada. A placa que demarca o começo do Parque Indígena do Xingu está cravada de tiros. Uma demonstração da ameaça e da tensão que rondam a vida das populações indígenas, mesmo com a importância que o Parque do Xingu possui. Manter a cultura do povo Kuikuro é uma das maiores preocupações presentes na fala do cacique Afukaka em todas as conversas que tivemos. 'É essa cultura que fortalece a identidade para lidar com ameaças: sem essa cultura forte, quem quer o nosso fim já teria entrado aqui e nos destruído'. Ouvir os povos indígenas, sua visão de mundo e cultura, estar perto deles, é uma das coisas que todo brasileiro deveria fazer em vida", coluna de Marcus Faustini- O Globo, 12/9, Segundo Caderno, p.2.
  Por causa da estiagem, o Sistema Cantareira, que abastece grande parte da região metropolitana de São Paulo, está liberando mais água para abastecer as regiões de Campinas, Jundiaí e Piracicaba, no interior paulista. Desde o dia 6, a vazão enviada do Cantareira para as Bacias de Piracicaba, Capivari e Jundiaí aumentou de 7 metros cúbicos por segundo para 9,25 m³/s. Os 2,25 metros cúbicos adicionais por segundo compensam em parte a forte redução nas vazões dos rios que abastecem essa região do interior, causada pela falta de chuvas e pelo calor atípico deste fim de inverno - OESP, 12/9, Metrópole, p.A21.
  "A agroecologia integra conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de sistemas agrícolas de baixo impacto ambiental e alta capacidade de resiliência. Ações articuladas da sociedade civil, somadas ao incentivo de políticas públicas por meio de programas e linhas de crédito, fortalecem as organizações agroecológicas, geram renda no campo e nas cidades, promovem segurança alimentar e hídrica e dinamizam os territórios. Contribuem, também, para que um número maior de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas e suas organizações se interessem por conhecer e participar desse ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, proporcionando uma alimentação mais saudável aos brasileiros e ao mundo", artigo de Asclepius Ramatiz - FSP, 12/9, Tendências/Debates, p.A3.
  "Mais de 4 milhões e 275 mil produtores rurais, atendendo às exigências do novo Código Florestal, registraram seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Todo esse esforço será jogado no lixo caso o Supremo Tribunal Federal acolha alguma das Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra artigos do Código Florestal que devem ser julgadas amanhã em seu plenário", artigo de Evaristo de Miranda - OESP, 12/9, Espaço Aberto, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: