Powered By Blogger

domingo, 10 de setembro de 2017

PRÊMIO AGAPAN DE ECOLOGIA



CONVITE



A Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) convida seus associados e comunidade em geral para a solenidade de entrega do Troféu Padre Balduíno Rambo ao vencedor da edição 2017 do Prêmio Agapan de Ecologia. O evento será realizada no dia 25 de setembro de 2017, às 19h, no Auditório 1 do Colégio Anchieta (Avenida Nilo Peçanha, nº 1.521, Bairro Três Figueira, Porto Alegre, RS).


Informações para a imprensa



Agapan divulgará ganhador do Troféu Padre Balduíno Rambo

No dia 25 de setembro, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) entregará oTroféu Padre Balduíno Rambo ao vencedor da edição 2017 do Prêmio Agapan de Ecologia. O nome do vencedor desta edição será divulgado durante solenidade de premiação que será realizada às 19 horas no Auditório 1 do Colégio Anchieta, em Porto Alegre.
O Prêmio Agapan de Ecologia tem o objetivo de destacar indivíduos ou instituições que expressam, nos conjuntos de suas ações, importantes contribuições ecológicas para a nossa sociedade.
O Troféu Padre Balduíno Rambo é uma homenagem a este importante jesuíta homônimo, naturalista e líder popular. O design da peça foi concebido pela  artista visual e conselheira da Agapan Zoravia Bettiol.
A escolha dos agraciados é realizada pelos integrantes da Diretoria, do Conselho Superior e do Conselho Fiscal da Agapan.
O evento é aberto ao público e, neste ano, integra a programação da mostra de ciências do colégio Anchieta, apoiador da premiação.

Serviço:
Prêmio Agapan de Ecologia - Troféu Padre Balduíno Rambo
Data: 25 de setembro de 2017
Hora: 19h
Local: Colégio Anchieta, Auditório 1

Assessoria de imprensa:
Heverton Lacerda - 51 998 627 228 (Whats)
Adriane Bertoglio - 51 998 131 785 (Whats)

Pesquisa:
O Padre BalduÍno Rambo teve uma personalidade singular e múltipla, sendo algumas de suas principais características a religiosidade, a espiritualidade e a inquietação. A curiosidade nata e a coragem em ampliar seus conhecimentos em diversas áreas, como o magistério e a produção de obras científicas, fizeram de Rambo um profundo conhecedor das questões relacionadas à importância de proteger o ambiente natural.
Sua paixão pela botânica começou no ginásio, quando ele iniciou uma grande coleção de espécies, sendo que em 1948 suas pesquisas resultaram em um acervo de plantas com mais de 50 mil exemplares, a maior parte, 90%, de flora nativa.
Rambo organizou o Museu Riograndense de Ciências Naturais, fundou a revista Sankt Paulusblatt e publicou muitos artigos e livros dos quais destacamos as obras A Fisionomia do Rio Grande do Sul (1942) e Em Busca da Grande Síntese.

Concepção do troféu:
O que norteou a criação do Troféu Padre Balduíno Rambo, concebido pela artista visual Zoravia Bettiol, conselheira da Agapan, foram dois aspectos fundamentais de sua personalidade: a religiosidade de Rambo e sua produção do conhecimento científico relacionado a diversas áreas como a botânica. Zoravia representou a espiritualidade, tanto religiosa como científica, do Padre Balduíno Rambo pela verticalidade. A obra tem uma forma ascendente, escalonada, que lembra a construção de templos. “Quanto à construção do conhecimento nas áreas das ciências naturais, a biologia foi enfatizada através das cores, sendo o verde a cor predominante, que se associa com a natureza”, informa Zoravia. A artista também destaca que as formas estilizadas lembram um elemento floral.
A concepção do troféu tem contemporaneidade tanto pela sua concepção como pelo material empregado, que é o acrílico reciclável ao invés do tradicional bronze.
Descrição do troféu:

O troféu Padre Balduíno Rambo tem H 34 X L 15 X P 12 cm (incluindo a base) e será executado em chapas de acrílico fosco pela Brascril de Porto Alegre.

Nenhum comentário: