Powered By Blogger

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Novo estudo indica que o aquecimento do planeta provavelmente será maior do que 2°C até o final do século

Por Hannah Hickey*, Universidade de Washington
O aquecimento do planeta em 2 graus Celsius geralmente é visto como um “ponto de inflexão”, que as pessoas devem tentar evitar, limitando as emissões de gases de efeito estufa. Mas é muito provável que a Terra exceda essa mudança, de acordo com a nova pesquisa da Universidade de Washington.


A nova mudança global de temperatura global projetada em 2100 é de 3,2 C (5,8 F), com uma chance de 90% de cair dentro de 2,0-4,9°C (3,6-8,8 F). Adrian Raftery / Universidade de Washington
A nova mudança global de temperatura global projetada em 2100 é de 3,2 C (5,8 F), com uma chance de 90% de ficar dentro de 2,0-4,9°C (3,6-8,8 F). Adrian Raftery / Universidade de Washington


Um estudo usando ferramentas estatísticas mostra apenas uma chance de 5% de que a Terra aqueça 2 graus ou menos até o final deste século. Isso mostra uma mera chance de 1 por cento de que o aquecimento poderia ser igual ou inferior a 1,5 graus, o objetivo estabelecido pelo Acordo de Paris de 2016.
“Nossa análise mostra que o objetivo de 2 graus é o melhor cenário”, disse o autor principal, Adrian Raftery , professora de estatística e sociologia da UW. “É possível, mas apenas com esforço maior e sustentado em todas as frentes nos próximos 80 anos”.
As novas projeções baseadas em estatística , publicadas em 31 de julho em Nature Climate Change , mostram uma chance de 90 por cento de que as temperaturas irão aumentar neste século em de 2,0 a 4,9 C.
“Nossa análise é compatível com estimativas anteriores, mas conclui que as projeções mais otimistas são improváveis de acontecer”, disse Raftery. “Estamos mais perto da margem do que pensamos”.
O relatório mais recente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas incluiu as futuras taxas de aquecimento com base em quatro cenários para futuras emissões de carbono. Os cenários variaram desde as emissões “comerciais e habituais” das economias em crescimento, a sérios esforços mundiais para a transição longe dos combustíveis fósseis.
“O IPCC ficou claro que esses cenários não eram previsões”, disse Raftery. “O grande problema com os cenários é que você não sabe o quão provável eles são, e se eles abrangem toda a gama de possibilidades ou são apenas alguns exemplos. Cientificamente, esse tipo de abordagem narrativa não era totalmente satisfatória “.
O novo artigo concentra-se em três quantidades que sustentam os cenários para futuras emissões: população mundial total, produto interno bruto por pessoa e a quantidade de carbono emitida por cada dólar de atividade econômica, conhecida como intensidade de carbono.
Usando projeções estatísticas para cada uma dessas três quantidades, com base em 50 anos de dados passados em países de todo o mundo, o estudo encontra um valor médio de aquecimento de 3,2 C (5,8 F) até 2100 e uma chance de 90% de que o aquecimento deste século caia entre 2,0 a 4,9 C (3,6 a 8,8 F).
“Os países defenderam o alvo de 1,5 C por causa dos impactos severos em seus meios de subsistência que resultariam de exceder esse limiar. De fato, os danos causados pelos extremos do calor, a seca, o clima extremo e o aumento do nível do mar serão muito mais severos se 2°C ou maior aumento de temperatura for permitido “, disse o coautor Dargan Frierson , professor associado das ciências atmosféricas da UW. “Nossos resultados mostram que é necessária uma mudança de curso abrupta para alcançar esses objetivos”.
Raftery anteriormente trabalhou nas projeções das Nações Unidas para a futura população mundial. Seu estudo de 2014 usou as estatísticas bayesianas, uma ferramenta comum usada nas estatísticas modernas, para mostrar que a população mundial provavelmente não se estabilizará neste século. O planeta provavelmente alcançará 11 bilhões de pessoas até 2100.
No novo estudo, Raftery esperava que as populações mais elevadas aumentassem as projeções para o aquecimento global. Em vez disso, ele ficou surpreso ao saber que a população tem um impacto bastante pequeno. Isso ocorre porque a maior parte do aumento da população estará em países que usam poucos combustíveis fósseis.
O que importa mais para o aquecimento futuro é a intensidade do carbono, a quantidade de emissões de carbono produzidas para cada dólar de atividade econômica. Esse valor caiu nas últimas décadas à medida que os países aumentam a eficiência e estabelecem padrões para reduzir as emissões de carbono. Quão rápido esse valor diminuirá nas próximas décadas será crucial para determinar o aquecimento futuro.
O estudo encontra uma ampla gama de possíveis valores de intensidade de carbono nas próximas décadas, dependendo do progresso tecnológico e dos compromissos dos países em relação à implementação de mudanças.
“Em geral, os objetivos expressados no Acordo de Paris são ambiciosos, mas realistas”, disse Raftery. “A má notícia é que eles são improváveis para alcançar o objetivo de manter o aquecimento em ou abaixo de 1,5 graus”.
A pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health. Outros coautores são Alec Zimmer , graduado da UW, agora em Upstart Networks em Palo Alto, Califórnia; Richard Startz , um professor emérito de economia da UW que agora ocupa um cargo na Universidade da Califórnia, Santa Bárbara; E Peiran Liu , um estudante de doutorado da UW em estatísticas.
Referência:
Less than 2°C warming by 2100 unlikely
Nature Climate Change (2017) doi:10.1038/nclimate3352
Received 06 January 2017 Accepted 22 June 2017 Published online 31 July 2017
https://www.nature.com/nclimate/journal/vaop/ncurrent/full/nclimate3352.html

* Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 01/08/2017

Nenhum comentário: