Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Pesca, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs, Zona Costeira
Ano 15
23/12/2015

 

Direto do ISA

 
  Sementes de Quilombos é o segundo de uma série de três vídeos sobre o Sistema Agrícola Quilombola do Vale do Ribeira, em São Paulo Blog do Vale do Ribeira/ISA, 23/12.
  
 

Amazônia

 
  O ano termina em cinzas na Amazônia. Em 2015, a floresta ardeu de forma excepcional, revelam pesquisadores, que atribuem a propagação de focos de incêndio ao El Niño. O fenômeno reduziu as chuvas e deixou seca uma mata que normalmente é úmida. A ecóloga brasileira Erika Berenguer, pesquisadora das universidades de Oxford e Lancaster, no Reino Unido, investiga os efeitos do fogo sobre a floresta e destaca que, em muitos dias dos últimos três meses, uma vasta parcela da Amazônia esteve coberta por espessa nuvem de fumaça. "Houve um aumento de 26% no número de incêndios, segundo dados do Inpe. Isso representa 33 mil novos focos de incêndio em 2015, 18 mil dos quais em novembro", destaca Erika O Globo, 23/12, País, p.7.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  "O compromisso de um bilhão para ações de mitigação e adaptação, assumido pelo Brasil em Copenhague, sumiu em Paris, caiu no vazio da falta de contribuição dos emergentes para compor o fundo, salvo a honrosa exceção chinesa. Até hoje o governo, atendendo as pressões dos grupos contrários à proteção ambiental, não o encaminhou o protocolo de Nagoya para ratificação no Congresso. A marquetagem governamental aproveitou-se da ousada ideia de desmatamento zero para regularizar terras ocupadas pela grilagem e mudar o código florestal. Só conseguiu zerar a continuidade da queda no desmatamento que, após dez anos, voltou a crescer em 16%. O 'acordo de alta ambição' alcançado em Paris corre, portanto, o risco de não se realizar na prática", artigo de Marina Silva Valor Econômico, 23/12, Opinião, p.A11.
  "Passada a merecida celebração do acordo fechado na conferência do clima em Paris, a COP-21, tem início a etapa mais difícil do acordo: a efetiva implementação das medidas acertadas entre os 195 países presentes ao fórum. O comportamento dos governos bem como a supervisão internacional serão cruciais para o sucesso do acordo. Um desafio e tanto, considerando-se que, em muitos casos, implicará uma reestruturação completa de fontes energéticas e matrizes industriais, inclusive de setores hoje fortemente beneficiados por subsídios e estímulos. O passo inicial, porém, já foi dado", editorial O Globo, 23/12, Opinião, p.20.
  
 

Geral

 
  A Polícia Federal concluiu ontem o indiciamento de 90 pessoas investigadas durante a Operação Enredados, que desvendou um esquema de comercialização de permissões ilegais para pesca industrial, documento emitido pelo extinto Ministério da Pesca. Clemerson José Pinheiro, ex-secretário-executivo da pasta e preso durante a ação foi indiciado 57 vezes por diversos crimes, entre eles corrupção ativa, corrupção passiva e organização criminosa. A relação de indiciados tem 27 servidores públicos. O Ibama estima que os crimes ambientais e administrativos cometidos pela quadrilha causaram um prejuízo de aproximadamente R$ 5 bilhões FSP, 23/12, Poder, p.A7.
  "São Conrado se tornou o ponto de partida de uma campanha pela melhoria nas condições de saneamento e qualidade da água das praias cariocas, iniciativa que posteriormente será estendida para outras cidades litorâneas. Diversos movimentos e instituições criaram o abaixo-assinado 'Saneamento Já: Água Limpa é a Onda'. A proposta é pressionar as autoridades para que invistam na universalização do saneamento e na recuperação da qualidade da água dos nossos rios e praias. É fundamental que o saneamento seja assumido como prioridade na agenda governamental", artigo de Maria Paula Fernandes, Márcia Hirota e Nina Almeida Braga O Globo, 23/12, Opinião, p.21.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: