Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

PORTO ALEGRE : Futuro do Bioma Pampa é tema de debate

Para comemorar o Dia do Bioma Pampa (17/12), entidades ambientalistas promovem evento na Ufrgs. 
Os debates serão realizados no dia 17 de dezembro, a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade. (Av. João Pessoa, nº 52, Centro de Porto Alegre - RS).

O Dia do Bioma Pampa homenageia o nascimento do ambientalista José Antônio Lutzenberger, fundador da Agapan. O Bioma Pampa somente foi reconhecido oficialmente a partir de 2004 e teve seu dia criado em 2007.

Além de ser um patrimônio natural, o Pampa é um legado cultural do povo gaúcho e latino-americano que está ameaçado pelas monoculturas e pela destruição de seu habitat natural.

Entre os biomas brasileiros, o Pampa é exclusivo da metade sul do Rio Grande do Sul, ocupando uma área de 178.243 km2, correspondendo a 2,07% do território nacional e a 63% do território gaúcho. É o que apresenta o menor número de áreas formalmente protegidas, representando somente 0,36% de sua área de ocorrência.

A proposta do evento é aprofundar informações sobre a situação da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e levar adiante a Proposta de Emenda à Constituição (PEC do Bioma Pampa - 05/2009), que propõe tornar o Bioma Pampa patrimônio reconhecido pela Constituição Federal, à semelhança de demanda referente aos biomas Caatinga e Cerrado. 

A realização é do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente (Mogdema), que conta com o apoio da Agapan e outras entidades ambientalistas do RS e da Universidade Federal do RS.



Dia do Bioma Pampa: O futuro do Bioma Pampa.
Data: 17 dezembro 2015
Horário: 19h
Local: Auditório da Faculdade de Economia da Ufrgs.
(Av. João Pessoa, 52 - Centro - Porto Alegre, RS)
Evento no Facebook: Dia do Bioma Pampa




Programação


ABERTURA CULTURAL

- Germán Álvarez & Marcelo Egüez - Música da cultura pampiana.


PAINEL I – O BIOMA PAMPA COMO PATRIMÔNIO AMBIENTAL

- Monica Marlise Wiggers - Geógrafa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado IPHAE /RS -Tema: O Patrimônio Cultural do Pampa


PAINEL II – POLÍTICAS PÚBLICAS AO BIOMA PAMPA. 
 A aplicação do Cadastro Ambiental Rural (CAR do Bioma Pampa): Conflitos, ameaças e oportunidades para a conservação da biodiversidade no estado do Rio Grande do Sul.

- Dr. Eduardo Velez - Biólogo - Rede Campos Sulinos - Centro de Ecologia /UFRGS - Tema: O Bioma e as políticas para o Pampa.

- Dra. Annelise M. Steigleder - Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre - Ministério Público do RS. -Tema: O Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a efetividade das Políticas Públicas para o Bioma Pampa.

- Moderador: Biólogo Paulo Brack - InGá / MoGDeMA / Departamento de Botânica - UFRGS

**Entrada Franca**


Organização

MoGDeMA - Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente
AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural
InGá - Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais
NEJ/RS - Núcleo de Eco Jornalistas - EcoAgência de Notícias
Projeto de Extensão GVC - Grupo Viveiros Comunitários - Biociências – UFRGS
Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.
     

Nenhum comentário: