Powered By Blogger

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Caracterização Gravimétrica e Geração Per Capita dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Guanhães MG

artigo
Caracterização Gravimétrica e Geração Per Capita dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Guanhães Mg
Débora Duarte Maia 1, Graziele Wolff de Almeida Carvalho2
Eng. Sanitarista e Ambiental, Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista, MG – Brasil
2 Eng. Sanitarista e Ambiental, Dra., Instituto Federal de Minas Gerais, Campus São João Evangelista
RESUMO
Um dos principais problemas vivenciados por todas as esferas de governos a décadas no Brasil é o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos. O município de Guanhães – MG também enfrenta grandes dificuldades no gerenciamento dos resíduos sólidosTendo isso em vista, desenvolveu-se esse trabalho com o objetivo de realizar o estudo da geraçãoper capita, composição gravimétrica dos Resíduos Sólidos Urbanos do município, através da segregação e pesagem dos resíduos, a fim de diagnosticar a situação atual. Os instrumentos metodológicos desta pesquisa se subdividiram nas seguintes etapas: pesquisas bibliográficas, escolha da metodologia, levantamento das principais características da área de estudo, coleta dos resíduos, pesagem, separação dos resíduos, caracterização e análise dos resultados. A geração per capita, no presente estudo, resultou-se 0,606 kg/hab/dia. Pode-se perceber com a análise da composição gravimétrica que os fatores socioeconômicos interferem diretamente na geração e na composição dos resíduos sólidos urbanos.
Palavras-chave: Política Nacional de Resíduos Sólidos. Geração Per Capita. Composição Gravimétrica.
INTRODUÇÃO
Os resíduos sólidos, segundo a ABNT/NBR 10.004/2004 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2004) podem ser gerados através de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços e de varrição e podem ser encontrados nos estados sólido e semi-sólido.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tem como princípios a gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, deste modo, reúne inúmeros instrumentos para que União, Estados, Municípios, ou Distrito Federal possam agir de forma conjunta (BRASIL, 2010).
O município de Guanhães está localizado no centro nordeste mineiro, a 260 quilômetros de distância de Belo Horizonte e enfrenta grandes dificuldades no gerenciamento dos resíduos sólidos, sendo que, ainda não é contemplado com a coleta seletiva e realiza a destinação final dos resíduos sólidos urbanos (RSU) em um Aterro Controlado.
Em virtude dessas características, essa pesquisa se baseou em realizar estudos, empregando a metodologia adequada para diagnosticar a atual situação e posteriormente propor instrumentos e ações para otimizar e adequar o gerenciamento dos RSU no município, tendo como objetivo principal realizar estudo da geração per capita e da caracterização gravimétrica dos RSU de Guanhães-MG.
MATERIAIS E MÉTODOS
A área de estudo em questão contemplou somente a área urbana na sede do município de Guanhães. Nesta pesquisa, para o cálculo da geração per capita realizou-se a pesagem de todos os resíduos produzidos em um dia no município e dividiu-se o total encontrado pelo número total de habitantes na área, tendo como base os dados de população do IBGE (2010).
A coleta e pesagem dos resíduos foram realizadas em três rotas diferentes no final do mês de maio de 2015 com o caminhão de placa, OMP 5451 da empresa WF empreendimentos. Sendo que:
Rota 1 – Bairros: João Miranda, Jardins I, Jardins II, Amazonas, Funcionários, Bela Vista, Recanto da Serra, Colina Verde, Floresta, Vista Alegre, Esperança, Pito;
Rota 2 – Bairros: Nova União, Madeira, Novo Cruzeiro, Alvorada, Santa Tereza, Vicente Guabiroba, Aod Pereira, Village, Nações, Nossa Senhora Aparecida.
Rota 3 – Bairro: Centro
A Rota 1 é realizada segunda, quarta e sexta, a Rota 2 é realizada terça, quinta e sábado e a Rota 3 diariamente de segunda a sábado.
Segundo o Censo do IBGE (2010) a população guanhanence na área urbana sede é de 22.866 habitantes, sendo assim, para calcular a geração per capita de resíduos do município utilizou-se a equação descrita abaixo:
Geração per capita = Rota 1 + Rota 2 + Rota 3 / Número total de hab. área urbana sede.
No presente trabalho, optou-se por uma amostragem simplificada com estratificação socioeconômica, uma vez que, a produção e o consumo influenciam de forma direta no reaproveitamento dos resíduos, sendo dividido em três amostras:
Amostra 1 – Bairro residencial com baixo poder aquisitivo – Alvorada;
Amostra 2 – Bairro comercial – Centro;
Amostra 3 – Bairro residencial com alto poder aquisitivo – Funcionários.
A amostra 1, foi coletada no dia 28 de maio de 2015, quinta-feira, a amostra 2 foi coletada no dia 03 de junho de 2015, sexta-feira ,e, por fim, a amostra 3 foi coletada no dia 24 de junho de 2015, quarta-feira. As datas foram escolhidas de forma planejada para que as pesagens dos resíduos não variassem em grande escala, devido aos finais de semana, dias de maior geração de resíduos.
Devido ao curto tempo de pesquisa e dificuldades para conseguir mão de obra e equipamentos para coleta e segregação dos materiais, realizou-se somente uma vez a coleta em cada bairro.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
Nesta pesquisa, para o cálculo da geração per capita utilizou-se a seguinte equação:
Geração per capita = Rota 1 + Rota 2 + Rota 3 / Número total de hab. área urbana sede.
Sendo que:
Rota 1 = 15.520 kg/dia x 3 dias = 46.560 kg/semana;
Rota 2 = 11.980 kg/dia x 3 dias = 35.940 kg/semana;
Rota 3 = 2.410 kg/dia x 6 dias = 14.460 kg/semana;
Número de habitantes = 22.866 hab.
Então:
46.560 kg/semana + 35.940 kg/semana + 14.460 kg/semana =
96.960 kg/semana / 7 dias = 13.851,43 kg/dia.
Total de resíduos gerados por dia em Guanhães = 13.851,43 kg.
Geração per capita = 13.851,43 kg/dia / 22.866 hab.
Geração per capita Guanhães= 0,606 kg/hab/dia.
No presente trabalho considerou-se os resíduos orgânicos/compostagem (resto de comida e poda/varrição) e resíduos recicláveis (plástico, papel/papelão, vidro, metal ferroso e metal não ferroso).
A composição gravimétrica da Amostra 1, resultou-se em 69 % de compostagem e 31 % recicláveis, a Amostra 2, teve um resultado de 15,3 % compostagem e 84,7 % recicláveis e Amostra 3, com 69% de compostagem e 31 % recicláveis (Gráficos 1, 2 e 3).
Gráfico 1 – Composição Gravimétrica bairro Alvorada
Fonte: Autora
Gráfico 2 – Composição Gravimétrica bairro Centro
Fonte: Autora
Gráfico 3 – Composição Gravimétrica bairro Funcionários
Fonte: Autora
Observa-se que no bairro Alvorada predominou a matéria orgânica oriunda de restos de comida, enquanto no bairro Centro, predominou o material reciclável, em especial papel e papelão, isso devido ser uma área comercial, por fim, no bairro Funcionários predominou a matéria orgânica, entretanto, sendo a maioria resto de poda/varrição.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os dados levantados e resultados obtidos no presente estudo, onde foi realizado o cálculo da geração per capita e a caracterização gravimétrica dos resíduos sólidos urbanos do município de Guanhães, poderão ser usados para melhoria do gerenciamento dos RSU do município.
Pode-se perceber por meio desta pesquisa que a estratificação socioeconômica interfere diretamente na geração e nas características dos RSU.
Devido às dificuldades encontradas durante a pesquisa e o curto tempo, não foi possível realizar uma caracterização de forma temporal, com isso, não tendo uma precisão muito elevada nos resultados, portanto, sugere-se que outros pesquisadores que se interessarem pelo tema deem continuidade ao estudo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 10004 – Resíduos
sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 2004.
BRASIL. Lei n◦ 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos
Sólidos; altera a Lei n◦ 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Diário
Oficial da União, Seção 1, p. 2, 3 ago. 2010.
FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente. Metodologia simplificada de caracterização de resíduos sólidos urbanos para municípios do Estado de Minas Gerais. Disponível em: http://www.feam.br/images/stories/2015/RESIDUOS_SOLIDOS/metodologia%20caracte
rizao%20de%20rsu%20em%20mg.pdf. Acesso em: 5 de maio de 2015.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Sinopse do Censo Demográfico 2010Disponível em: < http://www.censo2010.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=31&dados=8>. Acesso: jun. 2015.

in EcoDebate, 10/11/2015
"Caracterização Gravimétrica e Geração Per Capita dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Guanhães MG," in Portal EcoDebate, 10/11/2015,http://www.ecodebate.com.br/2015/11/10/caracterizacao-gravimetrica-e-geracao-per-capita-dos-residuos-solidos-urbanos-do-municipio-de-guanhaes-mg/.

Nenhum comentário: