Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Senador dos EUA promove festa beneficente onde pombos são mortos a tiros


(da Redação da ANDA)
Foto: YouTube
Foto: YouTube
Desde o ano passado, um grupo ativista de direitos animais Showing Animals Respect and Kindness (S.H.A.R.K.) está tentando colocar um fim a uma controversa festa beneficente anual chamada “Old World Pigeon Shoot” em Lone Wolf, promovida pelo senador Jim Inhofe, dos Estados Unidos. As informações são do Kfor e do Washington Post.
O grupo enviou Stu Chaifetz no ano passado como investigador disfarçado, para gravar um vídeo do evento.
Chaifetz registrou pombos sendo atirados ao ar, onde eram mortos a tiros, como a grande atração da festa. “Eles ainda eram chutados, torturados, e é impressionante como o Senador Inhofe pode angariar fundos a partir de pessoas  que apreciam esse tipo de matança”, disse Chaifez.
Ele acrescentou que o tratamento aos pombos no evento é simplesmente desumano, pois eles são protegidos sob a lei de Oklahoma, “embora os funcionários do Departamento de Vida Selvagem tentem alegar o contrário”. Mil pombos são mortos durante o evento.
O grupo também faz outras reclamações contra o senador, delatando que o evento é realizado em terras federais, e que emprega funcionários do Departamento de Vida Selvagem para a festa, além de Inhofe não pagar impostos “sobre os pombos” e para a realização.
Foto: S.H.A.R.K./YouTube
Foto: S.H.A.R.K./YouTube
A S.H.A.R.K. entrou com ações em tribunais federais e estaduais na semana passada, documentando a violação, por parte de Jim Inhofe, da ética e das leis de crueldade a animais, e denunciando o uso indevido de impostos. Os ativistas querem que os líderes estaduais proíbam a prática, que é ilegal e, além de tudo, viola leis humanitárias de Oklahoma.
Na mesma semana, membros do grupo realizaram manifestações em frente aos escritórios de Inhofe em Tulsa e Oklahoma, chamando o senador de “serial killer de animais”.
Foto: Ecorazzi / S.H.A.R.K./YouTube
Foto: Ecorazzi / S.H.A.R.K./YouTube

Eles também enviaram uma carta ao Departamento de Segurança Pública, pedindo que a polícia fosse enviada para fechar o evento, que aconteceria novamente nos dias 11 e 12 de Setembro.
Mas isso não só não ocorreu, como teve um desdobramento desagradável. Na sexta-feira, dia 11, ao saber que o evento iria ocorrer, a S.H.A.R.K. enviou um drone chamado “Angel” para filmar a atrocidade.
Assim que começou a sobrevoar a localidade onde era realizada a festa, o equipamento logo foi derrubado por uma arma de grosso calibre. A ONG acusa a equipe de Inhofe de ter feito isso, mas o porta-voz de campanha de Inhofe, Ryan Jackson, desmentiu a acusação e não quis fornecer mais detalhes do incidente.
Drone da S.H.A.R.K., após ter sido derrubado e destruído. Foto: S.H.A.R.K.
Drone da S.H.A.R.K., após ter sido derrubado e destruído. Foto: S.H.A.R.K.
Segundo a reportagem, houve uma certa ironia nesse caso, pois não só foi apresentado um projeto de lei no senado na semana seguinte, proibindo o uso de drones, como também Inhofe é conhecido como o co-fundador de uma bancada no senado que se preocupa exclusivamente com o impacto dos drones na privacidade dos cidadãos.Enquanto isso, apesar de não desistirem de sua luta, os ativistas se vêm de mãos atadas. “Há alguém corajoso e forte o suficiente para enfrentar o Senador Inhofe e finalmente olhar para esta situação?”, questiona Chaifetz.
Veja a seguir o vídeo da S.H.A.R.K. obtido no evento do ano passado:

Nenhum comentário: