Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de setembro de 2015




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Amazônia, Biodiversidade, Energia, Mudanças Climáticas, Povos Indígenas, Quilombolas, UCs, Água
Ano 15
03/09/2015

 

Direto do ISA

 
  Na Câmara, ruralistas apresentam novo parecer da PEC 215, ainda pior que versão anterior. Votação foi adiada e alternativa será discutida entre parlamentares, Ministério Público e Supremo Tribunal Federal Direto do ISA, 2/9.
  Nova análise conclui que, com compromissos de redução de emissões para 2030, manter aquecimento no limite de 1,5 grau é impossível e alvo de 2 graus Celsius fica caro demais. Do Observatório do Clima em Bonn Direto do ISA, 3/9.
  
 

Florestas

 
  O primeiro censo global das florestas do planeta que combinou dados coletados in loco com imagens de satélite calcula que elas abrigam 3,04 trilhões de árvores. Mas embora a contagem seja mais de sete vezes superior às estimativas anteriores, na casa dos 400 bilhões, ela poderia ser muito maior não fosse a ação da Humanidade. De acordo com o estudo, publicado na edição desta semana da revista "Nature", o número total de árvores na Terra desabou quase pela metade, em 46%, desde o início da civilização humana com a introdução da agricultura, há 12 mil anos, e atualmente seu ritmo de derrubada está em 15,3 bilhões anuais O Globo, 3/9, Sociedade, p.25.
  
 

Povos Indígenas

 
 
A Vale obteve na segunda-feira liminar suspendendo a decisão judicial que paralisava as atividades de mineração do empreendimento de níquel de Onça Puma, no Pará, desde meados de agosto. A mineradora disse ainda que foi suspensa a determinação para o pagamento de R$ 3 milhões para as Associações Indígenas Xikrin do Catete. Segundo a decisão da sentença anterior, do Tribunal de Regional Federal da 1ª Região, as operações da Vale teriam que ficar suspensas até ela comprovar que tomou medidas para compensar os indígenas OESP, 3/9, Negócios, p.B14.
  
 

Unidades de Conservação

 
  Os deputados estaduais do Rio aprovaram ontem um pacote de medidas que altera legislações sobre unidades de conservações, como parques e reservas, e autoriza a possibilidade de cobrança de pedágio para garantir o controle das praias da Ilha Grande, na Costa Verde fluminense. Um dos artigos da mensagem enviada pelo governador Luiz Fernando Pezão prevê "cobrança de tarifa de acesso rodoviário e marítimo, quando se tratar de estradas-parque e mar" e "limitação do quantitativo total de visitantes". Na prática, o pacote quer garantir o principal projeto do atual secretário do Ambiente, André Corrêa: as parcerias público-privadas (PPPs) dos parques O Globo, 3/9, Rio, p.13.
  
 

Energia

 
  Depois do fracasso do leilão de linhas de transmissão na semana passada, o governo vai rever o modelo das licitações do setor e vai buscar novos competidores no exterior para esse mercado. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o governo também precisa trabalhar para aprovar no Congresso Nacional a emenda constitucional que estabelece um fast-track para agilizar a tramitação dos licenciamentos desses empreendimentos. "Estamos com problemas de licenciamento, não tanto ambiental, mas uma série de outras licenças fundiárias, e só há um jeito de resolver: a emenda do fast-track precisa ser aprovada", disse o ministro OESP, 3/9, Economia, p.B5.
  
 

Mudanças Climáticas

 
  "Mesmo se o mundo descobrir uma fonte barata e limpa de energia na semana que vem, levará tempo para que ele abandone seus hábitos movidos a combustível fóssil e migre para um futuro livre de carbono. É por isso que é decisivo que o mundo invista em esforços que ajudem os mais pobres a se adaptar. Muitos dos instrumentos de que precisarão são bastante básicos - coisas que eles precisam, de qualquer maneira, para cultivar mais alimentos e auferir mais renda: acesso ao financiamento, a melhores sementes, fertilizantes, treinamento e mercados onde possam vender o que cultivam", artigo de Bill Gates Valor Econômico, 3/9, Opinião, p.A13.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: