Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de setembro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Áreas Protegidas, Biodiversidade, Código Florestal, Povos Indígenas, Ribeirinhos, Resíduos Sólidos
Ano 17
06/09/2017

 

Povos Indígenas

 
  Portaria Declaratória foi publicada depois de negociações polêmicas que resultaram na perda de cerca de 10% da área - Direto do ISA, 5/9.
  
 

Amazônia

 
  Juiz concede liminar que anula medida assinada pelo presidente da República, que havia sido suspensa por 120 dias. Decisão atende a pedido do MPF, e da população indígena - El País, 6/9.
  O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação contra Joel de Assis por desmatar mais de mil hectares de floresta nativa no município de Itaituba, oeste paraense. O dano do desmatamento é equivalente à retirada de mais de 13 mil caminhões de madeira e o valor do dano material causado é de mais de R$ 8 milhões - MPF, 6/9.
  
 

Código Florestal

 
  A ministra Cármen Lúcia incluiu na pauta da sessão plenária do Supremo Tribunal Federal de quarta-feira que vem (13) o julgamento de quatro das Ações Diretas de Inconstitucionalidade e uma Ação Declaratória de Constitucionalidade sobre dispositivos do Novo Código Florestal, lei atualizada em 2012. O relator das ações, ministro Luiz Fux, liberou em julho as ações para a deliberação do plenário. Um dos pontos mais polêmicos que pode ser mudado pela corte do Supremo é a anistia a produtores rurais que desmataram antes de julho de 2008 - O Eco, 6/9.
  
 

Água

 
  A água de torneira de cidades ao redor do mundo está contaminada com fibras microscópicas de plástico, de acordo com levantamento inédito da organização Orb Media. De 159 amostras de água potável coletadas em cinco continentes 83% continham plástico. Os fragmentos de plástico já haviam sido encontrados em quase todos os locais pesquisados: nos oceanos, no gelo marinho, em lagos e rios remotos e na atmosfera. Mas, até agora, a água potável, não tinha sido examinada. De Nova York a Nova Déli, o plástico está jorrando das torneiras. Cientistas dizem que não sabem como essas fibras chegam até os encanamentos domésticos ou quais são os riscos reais para a saúde humana - FSP, 6/9, Ciência+Saúde, p.B10 e B11.
  Os oceanos são a próxima fronteira da luta pela preservação. A estratégia é estimular a criação de áreas protegidas ao longo dos países litorâneos e conectá-las às comunidades. Uma meta global voltada à redução da perda de biodiversidade nos mares prevê que pelo menos 10% das áreas marinhas costeiras devem estar protegidas até 2020. Estimativas indicam que o mundo chegou algo próximo a apenas 6%. O Congresso Internacional de Áreas Protegidas Marinhas que reúne mil pesquisadores, ambientalistas e representantes de governo de 80 países nesta semana, no Chile, discute como reverter o fracasso da meta 11 de Aichi, que faz parte de um conjunto de 20 decisões tomadas em conferência da ONU de biodiversidade em 2010, no Japão - Valor Econômico, 6/9, Internacional, p.A11.
  
 

Resíduos Sólidos

 
  Carcaças de cartuchos de tinta, tampas de notebooks e outros objetos de plástico ganham nova vida útil com uma impressora 3D. O material é derretido e se transforma em um filamento, uma espécie de combustível utilizado nas impressoras que modelam novos objetos. O processo é feito em uma fábrica da Sinctronics em Sorocaba (SP) e exemplifica o conceito de economia circular, que prega o aproveitamento máximo de resíduos e a produção de mercadorias que durem mais tempo. O País recicla menos da metade das embalagens plásticas que renderiam novos produtos. Menos de 9% dos materiais nacionais fabricados são reciclados, conforme os dados mais recentes da Abiplast, de 2014. Além disso, a proporção de lixo destinado corretamente diminuiu no País e há queda nos índices de recuperação do plástico - OESP, 6/9, Metrópole, p.A17.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: