O Engajamundo organizou no último domingo, 12 de março, uma ação em frente ao Burger King da Avenida Paulista, em São Paulo (SP), para chamar a atenção sobre a ligação entre a carne dos hambúrgueres da rede de fast food com o desmatamento extensivo do Cerrado.
A ação foi protagonizada por jovens ativistas fantasiados, alguns deles de mágicos, que fizeram o "truque" de transformar árvores em hambúrgueres.
A atividade foi motivada pelo relatório “O Maior Mistério da Produção de Carne - Os Segredos do Burger King”, lançado recentemente pela organização norte-americana Mighty Earth e pela norueguesa Rainforest Foundation Norway, que denuncia o avanço do desmatamento do Cerrado e a falta de ação por parte do Burger King e de seus fornecedores para assegurar que não estão comprando soja vinculada à destruição da savana brasileira.
Usando cartazes com mensagens impactantes e lúdicas e dados do relatório da Mighty Earth, os jovens chamaram a atenção do público para o impacto de suas escolhas de consumo ao meio ambiente e cobraram mudanças efetivas por parte do Burger King, entre as quais a divulgação do nome de seus fornecedores, informando se e como eles estão em conformidade com políticas de sustentabilidade; e a adesão à extensão da moratória da soja - sendo adotada há 10 anos na Amazônia - para o Cerrado.
“No Brasil, poucas pessoas sabem do impacto que o agronegócio e a produção de alimentos têm sobre os biomas brasileiros, em particular sobre o Cerrado, e o clima do planeta. A nossa ação teve como objetivo chamar a atenção para isso e também para cobrar respostas efetivas do Burger King", afirmou Raquel Rosenberg, uma das coordenadoras do Engajamundo.
Cerca de 75% da produção mundial é utilizada na alimentação de animais. Mais de um milhão de quilômetros quadrados do nosso planeta –equivalente ao total das áreas da França, Alemanha, Bélgica e Países Baixos combinadas – são dedicados à produção de soja. A soja é considerada o segundo maior vetor de desmatamento de florestas no mundo, ficando apenas atrás da pecuária.
A investigação a Mighty e da RFN constatou que mais de 500 mil hectares da área em que a Bunge opera foram desmatados entre 2011 e 2015 apenas no Cerrado. No mesmo período de cinco anos, a Cargill operou em áreas do Cerrado que apresentaram 130 mil hectares de desmatamento. Além de comprar soja, a Cargill e a Bunge financiam estradas e outras infraestruturas e fornecem fertilizantes e outros recursos aos agricultores. Nem todo o desmatamento registrado entre 2011 a 2015 pode ser atribuído a essas empresas, mas os dados colhidos demonstram que elas têm um papel direto e nado desprezível na destruição da sociodiversidade da região.
A Cargill e a Bunge vendem soja a produtores da carne que é utilizada na produção de hambúrgueres, nuggets de frango, cachorros-quentes e outros produtos. Não foi possível obter o número exato de quanta soja produzida no Cerrado está na cadeia de suprimentos do Burger King, pois a empresa não divulga a lista completa de seus fornecedores.
Mais que 50% do Cerrado, bioma conhecido como o berço das águas do Brasil por abrigar as principais bacias hidrográficas brasileiras, já foi destruído. O Cerrado tem hoje uma taxa de desmatamento 2,5 maior que a Amazônia e, sob o atual amparo legal, será possível desmatar o bioma até que só 10% a 15% de sua cobertura original seja mantida.
O Engajamundo é uma organização com lideranças jovens e feita para jovens. Formada por mais de 1,2 mil ativistas de 15 e 29 anos, a organização busca empoderar a juventude para compreender, participar e incidir em processos políticos nacionais e internacionais por meio de formações, mobilização e ações de ativismo. Em janeiro deste ano, o Engajamundo ganhou o concurso Juventude e Meio Ambiente da Agência Europeia de Meio Ambiente Ambiente, e participará de eventos organizados pela instituição com especialistas e ativistas.
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Atendimento à imprensa
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