Powered By Blogger

sábado, 19 de setembro de 2015

ESTADOS UNIDOS : Voluntários resgatam animais feridos em incêndios na Califórnia

19 de setembro de 2015 

(da Redação da ANDA)
Veterinária voluntária Patricia Andrade resgata gatos na Califórnia.REUTERS/David Ryder
Veterinária voluntária Patricia Andrade resgata gatos na Califórnia.REUTERS/David Ryder
John Madigan normalmente trabalha como professor na University of California Davis School of Veterinary Medicine. Mas desde segunda-feira (14), ele têm dirigido por comunidades devastadas pelo fogo no norte da Califórnia, nos Estados Unidos, em busca de animais deixados por moradores que fugiram para salvar suas vidas.
Madigan trabalhou com um outros voluntários em Middletown nesta terça-feira (15), proporcionando alívio e tentando resgatar animais. Os bombeiros têm focado seus esforços em lutando contra as chamas que tomam 67.000 acres (27.000 hectares).
Madigan, que fundou o UC Davis Veterinary Emergency Response Team, já tratou centenas de animais em situações de emergência ao longo das últimas décadas. Segundo Madigan, a “disseminação explosiva” do chamado Valley Fire impediu os residentes de evacuarem com seus animais.
Na terça-feira, ele e a veterinária Patricia Andrade dirigiram até Hidden Valley Lake, uma das comunidades mais atingidas, para cuidar de um cavalo ferido. Depois disso, ele foi escalado para verificar outros animais.
As estradas estreitas estavam cobertas de detritos, pó e linhas telefônicas. O fogo ainda ardia em algumas casas e fazendas queimadas.
Na ausência de um tutor, alguém precisava tratar a égua ferida. Ela tinha uma ferida exposta no ombro direito.
“Isto não é algo comum”, disse Madigan, depois que ele e Andrade separaram a égua de um garanhão agressivo para lhe aplicar pomada antibiótica e lhe dar uma injeção contra tétano..
“Os veterinários geralmente não têm que amarrar seus pacientes para que eles possam tratar o outro cavalo”, disse ele. “Chamamos isso de medicina veterinária cowboy-up.”
O fogo tem devastado as colinas ao norte da região produtora de vinho de Napa County desde sábado (12). Pelo menos uma pessoa foi morta, quase 600 casas foram destruídas e cerca de 13.000 pessoas tiveram que evacuar a região.
Policiais começaram a escoltar alguns moradores de volta às suas propriedades para cuidar temporariamente de animais deixados para trás.
Mas as condições permanecem inseguras. Segundo as autoridades, moradores cujas casas permaneceram intactas não seriam capazes de reocupar suas casas por pelo menos mais dois dias.
“Estamos aqui até que as pessoas possam voltar e cuidar de seus animais”, afirmou Madigan. As informações são da agência Reuters.

Nenhum comentário: