Powered By Blogger

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Em uma hora, feira de lixo tecnológico recolhe 1,5 tonelada na Capital

Evento na Usina do Gasômetro prossegue até as 18h


A 3ª Feira de Descarte de Equipamentos Eletrônicos, que desde as 9h recebe doações no estacionamento da Usina do Gasômetro, na área central de Porto Alegre, arrecadou 1,5 tonelada de materiais somente na primeira hora. A expectativa dos organizadores do evento é de que essa edição totalize 30 toneladas, superando as 25 toneladas registradas no ano passado.

Os visitantes podem entregar até as 18h, além de equipamentos e periféricos convencionais de informática, câmeras digitais, baterias e celulares. Com o slogan “Não devolva para a natureza o que ela não produziu”, a feira é organizada pela prefeitura. Para quem não quiser sair do veículo, a entrega do material pode ser feita também pelo sistema drive-thru.

Segundo a secretária municipal de Inovação e Tecnologia, Deborah Pilla Villela, cada pessoa pode produzir, em média, meio quilo de lixo eletrônico por ano no País e a maior parte da população ainda não sabe o que fazer com esse tipo de material. Deborah ressaltou que a ideia da feira é mostrar a importância do descarte correto, já que o produto pode ser prejudicial à saúde. “Chumbo e mercúrio costumam ir direto para o solo e, obviamente, para o meio ambiente, o que é ruim até para os animais e catadores que entram em contato com esses produtos nos lixões”, explica.

Os equipamentos arrecadados serão encaminhados a uma empresa de reciclagem parceira do município, responsável pelo transporte, desmonte, triagem, desmanufatura e reciclagem dos componentes. As duas primeiras edições da feira arrecadaram mais de 40 toneladas de lixo eletrônico.

Durante todo o dia, a população pode participar, ainda, de ações de educação ambiental, como a mostra de robôs produzidos à base de sucata eletrônica e movidos à energia solar, exposição de painéis fotográficos sobre o ciclo econômico da reciclagem tecnológica e a apresentação na prática de como é feito o desmonte de equipamentos e periféricos.

Além da feira, a Prefeitura da Capital mantém quatro pontos fixos de coleta: prédio da Procempa, capatazia da Glória, capatazia da Usina do Gasômetro e Travessa Carmen. Hoje, deve ser anunciado um quinto ponto de coleta, na Loja Leroy Merlin, na zona Norte da cidade.

*************************

Fonte: Marcos Koboldt / Rádio Guaíba,  

Nenhum comentário: