Blog com notícias de Ecologia atualizado diariamente. Publica notícias de outros blogs similares, ONGs, instituições ambientalistas, notícias jornalísticas e oficiais, fotos, críticas, poemas, crônicas, opiniões. A FONTE e o AUTOR são rigorosamente citados sempre.
terça-feira, 20 de dezembro de 2022
Entenda os riscos para animais de estimação causados pelo som dos fogos de artifício
Especialista da Cobasi dá dicas de como acalmar seu pet e protege-lo nesta época de festividades
– Com a chegada das festividades do final de ano, é comum que muitas pessoas usem fogos de artifício durante as comemorações. Porém, o som do estouro comumente gera desconforto aos pets, que podem mostrar diferentes sinais de incômodo. “O animal tenta se esconder, pode ter até vômitos, diarreia, tremores e vocalização, porém é passageiro. Caso estes sintomas se prolonguem ou o animal apresentem convulsões, é hora de correr para o veterinário”, explica Lysandra J. Barbieri, médica veterinária e Analista de Educação Corporativa da Cobasi.
Por possuírem a audição bem mais aguçada do que a nossa, ouvindo cerca de 4 vezes mais alto do que os humanos, os cães estão entre os mais afetados. “Além disso, as orelhas funcionam como antenas parabólicas que captam melhor o som, tornando-o ainda mais alto. Sendo assim, se o som de fogos é incômodo para nós, para o cão acaba virando um tormento”, explica a especialista.
Porém não são os únicos animais de estimação que sofrem com os sons. Gatos, aves, roedores e até cavalos sofrem com os barulhos de fogos. “Assim como com os cães, o som causa medo, ansiedade estresse. Em casos nos quais a explosão esteja muito próxima, é possível até romper o tímpano do animal. Ainda, alguns podem se machucar no momento da fuga, ou até mesmo terem taquicardias a ponto de irem parar no hospital veterinário”.
Para amenizar os efeitos dos sons gerados pela queima de fogos de artifício neste período do ano, a especialista faz algumas recomendações:
Manter o animal em um cômodo mais silencioso e confortável
Não prender o animal, pois ele pode tentar fugir e se machucar
Colocar algodão no ouvido do animal, mas deve ser retirado logo depois.
Deixar a TV ligada nestes momentos também pode ajudar
Esteja presente, pois a companhia humana acalma o animal.
“Hoje no mercado temos opções de fones de ouvido para amenizar o barulho e existe também uma técnica chamada Tellington Touch, que consiste em uma amarração que tende a diminuir o estresse, porém, não é a única solução. Há também opções de florais e passifloras que, se usados de forma correta, tendem a diminuir a tensão causada pelos fogos. Estes geralmente são oferecidos antes do evento, agindo no sistema nervoso do animal, trazendo mais tranquilidade. É possível também usar sedativos, mas somente com orientação veterinária adequada”, conclui Lysandra.
Sobre a Cobasi
Pioneira no conceito de megaloja com produtos para pet, casa e jardim, a Cobasi oferece o que é essencial para a vida do brasileiro. Com 37 anos, a marca tem mais de 170 lojas distribuídas em 16 estados no Brasil, que oferecem mais de 20 mil produtos. Entrega, também, comodidade de compra com seu e-commerce e aplicativo próprios. Certificada por dois anos consecutivos como Great Place to Work, a empresa investe na capacitação dos seus colaboradores e, com isso, entrega uma experiência única aos clientes. Ampliando seu ecossistema de negócios, em 2021 adquiriu a empresa Pet Anjo, plataforma que oferece a intermediação de serviços como dog walker, pet sitter, hospedagem e daycare.
#Envolverde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário