Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Estudo descreve coquetel de produtos farmacêuticos em águas no Bangladesh


Para estudar produtos farmacêuticos na água, os cientistas da UB usaram o sistema mostrado para isolar compostos químicos de amostras de água
Para estudar produtos farmacêuticos na água, os cientistas da UB usaram o sistema mostrado para isolar compostos químicos de amostras de água. Crédito: Meredith Forrest Kulwicki / Universidade de Buffalo

Por Charlotte Hsu* **
Na primavera de 2019, os pesquisadores começaram a investigar quais substâncias químicas poderiam ser encontradas nas águas do Bangladesh.
Os cientistas – da Universidade de Buffalo e icddr, b, um importante instituto global de pesquisa em saúde em Bangladesh – testaram um lago, um canal e um rio em Dhaka, capital de Bangladesh e a maior cidade do país. A equipe também coletou amostras de água de valas, lagoas e poços de bebida em uma área rural conhecida como Matlab.
No laboratório, uma análise revelou que as águas continham um coquetel de produtos farmacêuticos e outros compostos, incluindo antibióticos, antifúngicos, anticonvulsivantes, anestésicos, anti-hipertensivos, pesticidas, retardadores de chama e muito mais.
Nem todos esses produtos químicos foram encontrados em todos os locais e, às vezes, as quantidades detectadas eram baixas.
Mas a onipresença da contaminação é preocupante, diz a cientista-chefe Diana Aga, química ambiental da UB.
“Quando analisamos todas essas amostras de água de Bangladesh, encontramos fungicidas e muitos antibióticos que não estávamos procurando”, diz Aga, PhD, Henry M. Woodburn, professor de química da Faculdade de Artes e Ciências da UB. “Esse tipo de poluição é um problema porque pode contribuir para o desenvolvimento de bactérias e fungos resistentes aos medicamentos que temos para tratar a infecção humana”.
Os compostos encontrados pela equipe em todos os locais de amostragem incluíram o agente antifúngico carbendazim, retardadores de chama e o DEET repelente de insetos.
O canal e o rio em Dhaka continham uma mistura de produtos químicos. É importante notar que os cientistas descobriram várias variedades de antibióticos nesses dois locais, junto com os antifúngicos. Embora os pesquisadores geralmente encontrem menos antimicrobianos nos locais de teste rural, alguns antibióticos foram encontrados em determinados locais e agentes antifúngicos eram comuns.
“O fato de termos encontrado tantos tipos diferentes de produtos químicos é realmente preocupante”, diz Aga. “Vi recentemente um artigo, um estudo de laboratório, que mostrou que a exposição a antidepressivos pressionava as bactérias de uma maneira que as tornava resistentes a vários antibióticos. Portanto, é possível que mesmo produtos químicos que não sejam antibióticos possam aumentar a resistência antibacteriana. ”
A equipe de Aga incluiu a primeira autora Luisa F. Angeles, uma candidata a PhD no Departamento de Química da UB, que viajou para Bangladesh para amostrar água e treinar cientistas para técnicas de coleta e preparação de amostras.
Depois, Aga, Angeles e colegas estudaram a água em seu laboratório em Buffalo usando métodos analíticos de ponta.
No passado, as limitações tecnológicas significavam que os cientistas só podiam testar amostras de produtos químicos específicos. A equipe da Aga foi capaz de empregar uma forma mais avançada de análise que examina amostras de uma enorme variedade de poluentes – verificando mais de 1.000 compostos em potencial nesse caso, incluindo aqueles que os pesquisadores não previam encontrar.
A descoberta de antimicrobianos em áreas urbanas não foi surpreendente, pois esses produtos químicos são freqüentemente encontrados na urina humana e, posteriormente, em águas residuais lançadas nos rios, diz Aga. Ela acredita que em locais rurais, a presença de antibióticos e antifúngicos na água pode ser devida ao fato de as pessoas estarem usando esses produtos químicos para proteger culturas alimentares e animais de fazenda.
“É importante observar que a contaminação antimicrobiana do meio ambiente não é exclusiva de Bangladesh, mas é esperada em muitos países do mundo onde o uso de antimicrobianos é pouco regulamentado na medicina humana e na agricultura, o que geralmente é o caso nos países de baixa renda média do país. Ásia ”, diz o co-autor do estudo Shamim Islam, MD, professor clínico associado de pediatria na Faculdade de Medicina Jacobs e Ciências Biomédicas da UB.
Islam acrescenta que, “Conforme realizado neste estudo, consideramos que a análise e caracterização dessa contaminação antimicrobiana ambiental é um componente extremamente importante dos esforços globais de vigilância e mitigação da resistência antimicrobiana”.
Referência:
Retrospective suspect screening reveals previously ignored antibiotics, antifungal compounds, and metabolites in Bangladesh surface waters
Science of The Total Environment
Volume 712, 10 April 2020, 136285
https://doi.org/10.1016/j.scitotenv.2019.136285

* Com informações da University at Buffalo
** Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/04/2020
Estudo descreve coquetel de produtos farmacêuticos em águas no Bangladesh, in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 23/04/2020, https://www.ecodebate.com.br/2020/04/23/estudo-descreve-coquetel-de-produtos-farmaceuticos-em-aguas-no-bangladesh/.

Nenhum comentário: