Powered By Blogger

terça-feira, 3 de outubro de 2017




Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Agrotóxicos, Amazônia, Antropoceno, Biodiversidade, Caatinga, Energia, Povos Indígenas, Quilombolas, Restauração Florestal, Sementes, Violência no Campo
Ano 17
03/10/2017

 

Direto do ISA

 
  Longa-metragem traz a história de dois indígenas nômades que sobrevivem em em seu território, cercados por fazendas e madeireiros e será exibido neste final de semana - Direto do ISA, 3/10.
  
 

Amazônia

 
  "O governo Temer e a bancada ruralista do Congresso estão empenhados em transformar a maior floresta tropical do mundo em propriedade privada de poucos", artigo de Eliane Brum - El País, 2/10.
  Já foram catalogadas 14.003 espécies diferentes de plantas no bioma de floresta amazônica. Veja de que tipo elas são e sua distribuição pela América do Sul - Nexo, 2/10.
  
 

Geral

 
  A CPT torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros. A CPT reconhece como “massacre” casos em que um número igual ou maior que três pessoas foram mortas na mesma ocasião. Uma linha do tempo permite visualizar os massacres, cada qual com páginas específicas com informações sobre o ocorrido e um pequeno histórico dos casos. Fotos e vídeos fazem parte dos registros, que também podem ser pesquisados através de um mapa interativo - CPT, 2/10.
  Dentro do processo de privatização da Eletrobrás, o governo estuda antecipar o fim dos contratos de todas as usinas da estatal para engordar o caixa do Tesouro. Essa possibilidade iria proporcionar novos contratos para todas as hidrelétricas da companhia, e não apenas para as usinas mais antigas. Entre as usinas que poderiam ter direito a novos contratos estão Tucuruí, Serra da Mesa, Itumbiara, Sobradinho e Balbina, entre outros ativos 100% estatais e controlados por subsidiárias da Eletrobrás - OESP, 3/10, Economia, p.B6.
  "É necessário e urgente que as ações de restauração ecológica ganhem escala, independentemente da solução que seja adotada. Somente assim será possível sanar os 21 milhões de hectares do déficit de vegetação nativa e reverter - ou ao menos minimizar - os inúmeros impactos oriundos da degradação ambiental nas propriedades e paisagens rurais", artigo de André Zecchin - Valor Econômico, 3/10, Opinião, p.A14.
  Pesquisadores da Universidade de Leicester, no Reino Unido, alertaram ontem, na revista on-lineAnthropocene, que existem indicadores suficientes demonstrando que o impacto humano mudou o curso do planeta, iniciando um novo período geológico, o Antropoceno. "Nossas descobertas sugerem que o Antropoceno deve substituir a era do Holoceno, que foi marcada por 11,7 mil anos de relativa estabilidade ambiental, desde o recuo da última Idade do Gelo". O novo período geológico, por sua vez, conta com aceleradas mudanças no planeta, como o avanço das ocorrências de erosão e sedimentação; perturbações químicas em grande escala dos ciclos de carbono, nitrogênio, fósforo e outros elementos; e o início de mudanças significativas relacionadas ao clima global e ao aumento do nível do mar - O Globo, 3/10, Sociedade, p.27.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: