Powered By Blogger

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Antidepressivos na água do oceano é uma possível ameaça para a vida marinha, revela estudo

Por John Kirkland*, Portland State University
Os caranguejos da costa de Oregon exibem comportamentos de risco quando expostos ao antidepressivo Prozac, tornando mais fácil para os predadores pegá-los, de acordo com um novo estudo da Universidade Estadual de Portland (PSU).


Caranguejo. Foto: Oregon Department of Fish and Wildlife
Caranguejo. Foto: Oregon Department of Fish and Wildlife

O estudo, publicado na revista Ecology and Evolution, ilustra como as concentrações de produtos farmacêuticos encontrados no meio ambiente podem representar um risco para a sobrevivência animal.
Durante anos, testes de água do mar perto de áreas de habitação humana mostraram vestígios de tudo, desde a cafeína até medicamentos prescritos. Os produtos químicos são levados de lares ou instalações médicas, para o sistema de esgoto e eventualmente se dirigem para o oceano.
Em um laboratório, a equipe da PSU expôs os caranguejos da costa de Oregon aos traços de fluoxetina, o ingrediente ativo no Prozac. Eles descobriram que os caranguejos aumentaram seu comportamento de forrageamento, mostrando menos preocupação com os predadores do que normalmente. Eles até fizeram isso durante o dia, quando eles normalmente estariam escondidos.
Eles também lutaram mais com membros de suas próprias espécies, muitas vezes matando seu inimigo ou morrendo no processo.
“As mudanças que observamos em seus comportamentos podem significar que os caranguejos que vivem em portos e estuários contaminados com fluoxetina estão em maior risco de predação e mortalidade”, disse a pesquisadora Elise Granek, professora do departamento de Ciências e Gestão Ambiental da PSU.
Referência: Peters JR, Granek EF, de Rivera CE, Rollins M. Prozac in the water: Chronic fluoxetine exposure and predation risk interact to shape behaviors in an estuarine crab. Ecol Evol. 2017;00:1–11. https://doi.org/10.1002/ece3.3453

*Tradução e edição de Henrique Cortez, EcoDebate.
in EcoDebate, ISSN 2446-9394, 24/10/2017

Nenhum comentário: