Powered By Blogger

sexta-feira, 31 de julho de 2015



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, Cerrado, Cidades, Energia, Povos Indígenas, Quilombolas, Desertificação
Ano 15
31/07/2015

 

Povos Indígenas

 
  Os Jogos Indígenas 2015, que se realizaram entre 15 e 19 de julho, na aldeia Kuikuro, contaram com 600 atletas de 14 aldeias, que disputaram seis modalidades. Além do futebol, paixão xinguana, teve natação, arremesso de lança, arco e flecha, corrida e cabo de força Direto do ISA, 30/7.
  
 

Água

 
  Um estudo encomendado pela Associated Press (AP) afirma que as águas da Baía de Guanabara, da Lagoa e de Copacabana, que sediarão provas na Olimpíada Rio 2016, estão contaminadas por vírus e bactérias. Segundo a pesquisa, atletas correm risco de contrair doenças. O estudo revela a presença de vírus, bactérias e coliformes fecais em níveis muitas vezes acima dos toleráveis em dois locais de provas: Baía de Guanabara e Lagoa Rodrigo de Freitas. A Secretaria municipal de Meio Ambiente contestou as informações da análise O Globo, 31/7, Rio, p.9.
  O aumento da captação máxima de água do Sistema Cantareira pedido pela Sabesp para atender parte da região metropolitana de São Paulo a partir de agosto pode causar um déficit no manancial superior a 100 bilhões de litros nos próximos quatro meses e colocá-lo, até novembro, de volta na segunda cota do volume morto, que havia sido recuperada em fevereiro. Estimativa do Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE) mostra que o nível do Cantareira pode ficar abaixo de 7% antes de dezembro, considerando as duas cotas do volume morto OESP, 31/7, Metrópole, p.A17.
  
 

Energia

 
  A Energias do Brasil anunciou ontem que a entrada em operação da hidrelétrica Cachoeira Caldeirão deve ser antecipada de 6 a 12 meses. A usina, localizada no Amapá, estava prevista oficialmente para janeiro de 2017, mas deve entrar em operação no primeiro semestre do ano que vem. Como a energia só foi contratada para janeiro de 2017, a Energias do Brasil poderá vender os 219 megawatts de potência da unidade no mercado de curto prazo Valor Econômico, 31/7, Empresas, p.B2.
 
O BNDES espera elevar em 15% as aprovações de financiamentos para projetos de energia eólica este ano, disse o diretor de infraestrutura do banco, Roberto Zurli Machado. Com isso, as aprovações iriam para R$ 7,6 bilhões, ante os R$ 6,6 bilhões em 2014, quando foram viabilizadas usinas que somam 2.586 megawatts em capacidade instalada OESP, 31/7, Economia, p.B2.
  
 

Geral

 
  Um estudo divulgado pela Universidade de Vermont e pela Agência de Pesquisas Geológicas dos EUA indica que o nível do mar está subindo duas vezes mais rápido na região da Baía Chesapeake, que inclui Washington, do que a média global. Isso significa que, nos próximos cem anos, a capital americana vai afundar 15 centímetros ou mais. O fenômeno é resultado da aceleração no derretimento de camadas de gelo, que, por sua vez, ocorre devido às mudanças climáticas O Globo, 31/7, Sociedade, p.25.
  "No Brasil, é difícil de ser otimista nesta área. O Senado aprovou projeto que prorroga até 2018 o prazo para eliminação dos lixões, que uma lei de 2010 previa para 2014. Se a Câmara também aprovar, as capitais e municípios de regiões metropolitanas terão prazo até 31 de julho de 2018; municípios de fronteira e com mais de 100 mil pessoas terão um ano além desse limite; e os de 50 mil a 100 mil habitantes, até julho de 2020. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios, até 2014 só 9% os eliminaram. Mais de metade das cidades consultadas nem sequer tinha planos para a eliminação", artigo de Washington Novaes OESP, 31/7, Espaço Aberto, p.A2.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: