Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de julho de 2015



Resumo diário de notícias selecionadas
dos principais jornais, revistas, sites especializados e blogs,
além de informações e análises direto do ISA
 
 
HOJE:
Água, Amazônia, Biodiversidade, Cerrado, Povos Indígenas, ONGs, UCs
Ano 15
23/07/2015

 

Direto do ISA

 
  Conferência na Etiópia reafirma que é preciso efetivar compromisso dos US$ 100 bilhões anuais para os países em desenvolvimento enfrentarem mudanças climáticas a partir de 2020. ONGs exigem transparência e que recursos financeiros sejam novos Direto do ISA, 23/7.
  Reintegração de posse foi realizada de forma violenta no último dia 7, e a partir daí, 100 pessoas seguem acampadas em Canabrava do Norte (MT) Direto do ISA, 21/7.
  
 

Água

 
  O consórcio que representa cidades e empresas da Bacia dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí quer ficar com 31% da água do Sistema Cantareira nos próximos dez anos. A associação da região de Campinas defende que a divisão do estoque com a Grande São Paulo na próxima outorga seja proporcional ao número de habitantes que dependem do manancial. Pelas regras atuais, o interior tem direito a captar 14% do sistema. O consórcio pede que os 4 milhões de pessoas da região diretamente dependentes do Cantareira tenham direito a uma captação máxima de 10 mil litros por segundo, enquanto que a Sabesp ficaria com 24 mil l/s para atender a cerca de 9 milhões de moradores da região metropolitana OESP, 23/7, Metrópole, p.A18.
 
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, disse ontem que vai pedir ajuda ao Ministério Público Estadual para obrigar consumidores que se recusam a ligar suas residências na rede de esgoto da estatal a fazer a conexão. Segundo Kelman, uma lista com cem clientes de uma cidade do interior será encaminhada aos promotores para que possam exigir a ligação na rede, em espécie de projeto-piloto. O dirigente, porém, não soube dizer em qual cidade isso será feito nem quantos clientes se recusam a ligar seus lares na rede. "São pessoas que estão poluindo os corpos d'água, causando dano social porque querem ter ganho pessoal", disse Kelman OESP, 23/7, Metrópole, p.A18.
  
 

Geral

 
  Os índios daqui chamavam-na kamu'si - pote d'água em tupi-guarani. Ficou cambuci. A fruta abundava nos altos da Serra do Mar, espécie nativa da Mata Atlântica que era. São Paulo então cresceu, as árvores foram ao chão, um bairro até levou seu nome - memória de quando era fácil encontrar a fruta. Hoje, para muitos, cambuci é ainda objeto não identificado. Mas isso deve mudar: ele vem sendo recuperado em plantações nas bordas de São Paulo e já aparece nos mercados, restaurantes e sorveterias da cidade. E é delicioso OESP, 23/7, Paladar, p.D1; D4 e D5.
 
A Justiça Federal no Maranhão suspendeu parte das obras para a duplicação da Estrada de Ferro Carajás da Vale, após o Ministério Público Federal propor uma ação civil pública, com pedido de liminar, por entender que as obras vêm gerando impactos ao povo indígena Guajá. Procurada, a Vale afirmou que "adotará os recursos e medidas cabíveis para o restabelecimento das obras" -OESP, 23/7, Economia, p.B12.
  "Significativos dois terços das 12 principais bacias fluviais do país são alimentados no cerrado, que abarca 25% do território brasileiro. A combinação especial de matas e campos adaptados com terrenos argilosos mantém a liberação contínua de água nas veredas, ao longo da época seca. Regularizam-se assim os rios, cujas nascentes raramente secam -como aconteceu pela primeira vez com a do São Francisco em 2014. A continuar no ritmo atual a derrubada do cerrado, para abrir novas áreas à agricultura e à pecuária, a caixa-d'água pode esvaziar-se mais do que seria prudente. A atividade agrícola será a primeira prejudicada se e quando escassearem tais recursos hídricos", editorial FSP, 23/7, Editoriais, p.A2.
  Segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional ( NOAA) dos EUA, o primeiro semestre de 2015 foi o mais quente da História moderna. A organização informou que a temperatura média do planeta no período foi 0,88o C maior que a média registrada durante o século XX. As altas foram verificadas tanto na terra quanto nos oceanos e, segundo a NOAA, a ocorrência do El Niño pode agravar ainda mais o quadro até 2016 O Globo, 23/7, Sociedade, p.23.
  
 
Imagens Socioambientais

Nenhum comentário: