Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de julho de 2015

População mundial deverá alcançar 9,7 bilhões até 2050


A China e a Índia continuam a ser os dois maiores países do mundo. Foto: Shutterstock
A China e a Índia continuam a ser os dois maiores países do mundo. Foto: Shutterstock
Por Redação da ONU –
Índia deve se tornar o maior país em tamanho da população, superando a China em torno de 2022, enquanto a Nigéria poderia superar os Estados Unidos em 2050
Nova York, 29 Jul – A população mundial atual de 7,3 bilhões deve chegar a 8,5 bilhões em 2030, 9,7 bilhões em 2050 e 11,2 bilhões em 2100, segundo um novo relatório das Nações Unidas, “World Population Prospects: The 2015 Revision“, lançado hoje.
“Compreender as mudanças demográficas que são suscetíveis de se desdobrar ao longo dos próximos anos, bem como os desafios e oportunidades que se apresentam para alcançar o desenvolvimento sustentável, é fundamental para a concepção e implementação da nova agenda do desenvolvimento”, disse Wu Hongbo, Sub-Secretário-Geral para Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.
A maior parte do aumento projetado na população mundial pode ser atribuída a uma pequena lista de países de alta fertilidade, principalmente na África, ou de países que já possuem grandes populações. Durante 2015-2050, metade do crescimento da população mundial está prevista para ser concentrada em nove países: Índia, Nigéria, Paquistão, República Democrática do Congo, Etiópia, República Unida da Tanzânia, Estados Unidos da América (EUA), Indonésia e Uganda , listados de acordo com o tamanho da sua contribuição para o crescimento total.
Mudanças nos rankings atuais da população
A China e a Índia continuam a ser os dois maiores países do mundo, cada um com mais de 1 bilhão de pessoas, que representam 19 e 18% da população do mundo, respectivamente. Mas em 2022, a população da Índia deverá superar a da China.
Atualmente, entre os dez maiores países do mundo, um está na África (Nigéria), cinco estão na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois estão na América Latina (Brasil e México), um está na América do Norte (EUA), e um na Europa (Rússia). Destes, a população da Nigéria, atualmente o sétimo maior do mundo, está crescendo mais rapidamente. Por conseguinte, a população da Nigéria é projetada para superar a dos Estados Unidos em cerca de 2050, altura em que se tornaria o terceiro maior país do mundo. Em 2050, seis países são esperados para ultrapassar 300 milhões: China, Índia, Indonésia, Nigéria, Paquistão e EUA.
A região africana vai desempenhar um papel central na definição do tamanho e distribuição da população do mundo nas próximas décadas. Foto: Shutterstock
A região africana vai desempenhar um papel central na definição do tamanho e distribuição da população do mundo nas próximas décadas. Foto: Shutterstock
África
Com a maior taxa de crescimento da população, a África deverá representar mais de metade do crescimento da população mundial entre 2015 e 2050.
Durante este período, as projeções indicam que 28 países africanos terão dobrado de população.
“A concentração do crescimento populacional nos países mais pobres apresenta seu próprio conjunto de desafios, tornando mais difícil erradicar a pobreza e a desigualdade, combater a fome e a desnutrição, e também expandir matrículas nos sistemas de ensino e de saúde, que são cruciais para o sucesso da nova agenda de desenvolvimento sustentável”, disse John Wilmoth, Diretor da Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU.
Embora haja sempre algum grau de incerteza em torno de qualquer projeção, o grande número de jovens na África, que irá alcançar a idade adulta nos próximos anos e começar a ter seus próprios filhos, sinaliza que a região vai desempenhar um papel central na definição do tamanho e distribuição da população do mundo nas próximas décadas.

Envelhecimento da população
O abrandamento do crescimento da população, devido à redução global da fertilidade, faz com que a proporção de idosos aumente ao longo do tempo. Globalmente, o número de pessoas com 60 anos ou mais deverá aumentar para mais do dobro até 2050 e mais do que triplicar até 2100.
Um significativo envelhecimento da população nas próximas décadas é projetado para a maioria das regiões do mundo, começando com a Europa, onde 34% da população deverá ter mais de 60 anos de idade em 2050. Na América Latina e Caribe e na Ásia, a população com mais de 60 anos aumentará de 11% a 12% hoje, para mais de 25% até 2050. A África tem a distribuição etária mais jovem, mas também deve envelhecer rapidamente, com a população de 60 anos ou mais passando de 5% hoje para 9% em 2050.
O progresso na redução da mortalidade de menores de cinco tem sido muito significativa. Foto: Shutterstock
O progresso na redução da mortalidade de menores de cinco tem sido muito significativa. Foto: Shutterstock
Contribuição aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio
A expectativa de vida ao nascer aumentou significativamente nos países menos desenvolvidos nos últimos anos. O ganho médio de seis anos na expectativa de vida entre os países mais pobres, a partir de 56 anos, em 2000-2005 para 62 anos em 2010-2015, é aproximadamente o dobro do aumento registrado para o resto do mundo. Embora diferenças significativas na expectativa de vida em todas as grandes áreas e grupos de renda deva continuar, elas devem diminuir significativamente em 2045-2050.
O progresso na redução da mortalidade de menores de cinco anos, uma das metas dos ODM, tem sido muito significativo e de grande alcance nos últimos anos. Entre 2000-2005 e 2010-2015, a mortalidade de menores de cinco caiu mais de 30% em 86 países, dos quais 13  tiveram um declínio de mais de 50%. No mesmo período, a taxa de redução foi de mais de 20% em 156 países.
Juventude
Populações em muitas regiões ainda são jovens. Na África, as crianças menores de 15 anos representam 41% da população em 2015 e jovens com idade entre 15 e 24 anos representam mais de 19%. América Latina e Caribe e Ásia, que tem os maiores declínios na fertilidade, apresentam menores percentagens de crianças (26 e 24%, respectivamente) e percentuais semelhantes de jovens (17 e 16%, respectivamente). No total, estas três regiões são o lar de 1,7 bilhão de crianças e 1,1 bilhão de jovens pessoas em 2015.
Estas crianças e jovens são os futuros trabalhadores e pais, que podem ajudar a construir um futuro melhor para seus países. Proporcionar oportunidades de cuidados de saúde, educação e emprego, em especial nos países e grupos mais pobres, será um foco crítico da nova agenda de desenvolvimento sustentável.
Sobre o relatório
World Population Prospects: The 2015 Revision, é a 24ª jornada das estimativas oficiais de população da ONU e projeções que foram preparadas pela Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas. O documento baseia-se na revisão anterior, incorporando resultados adicionais a partir da rodada 2010 de censos da população nacional, bem como resultados de pesquisas demográficas e de saúde especializados recentes que têm sido levadas a cabo em todo o mundo. A publicação fornece os dados demográficos e indicadores para avaliar as tendências da população nos níveis global, regional e nacional e para calcular muitos outros indicadores-chave comumente usadas pelo sistema das Nações Unidas.
Acesse aqui o documento completo.
(ONU/ #Envolverde)

Nenhum comentário: